conecte-se conosco


JURANDA

Beijos: gesto de afeto proporciona benefícios neurológicos

Publicados

em

Beijos: gesto de afeto proporciona benefícios neurológicos

Ato pode contribuir de diversas maneiras para a sensação de bem-estar, movimenta 34 músculos faciais e pode queimar até 6 calorias por minuto

 


Mais do que uma demonstração de afeto e carinho, o beijo gera uma infinidade de benefícios para a saúde. Tais como redução do estresse, alívio da dor, melhora do humor, estímulo cerebral e a melhora da autoestima. Com tantas vantagens, o beijo ganhou um dia especial para ser celebrado: 13 de abril. O médico neurologista do Vera Cruz Hospital, Leonardo de Deus, explica que a língua, lábios e a boca possuem uma infinidade de terminações nervosas, promovendo uma intensa troca de informações conscientes e subconscientes. O resultado é a sensação de bem-estar e prazer.
“Diversos hormônios importantes para a saúde são liberados durante o beijo, principalmente a ocitocina, que é chamado de ‘hormônio do amor’. Este hormônio é responsável pela criação de vínculos afetivos, que fortalecem laços entre as pessoas e dá a sensação de acolhimento e segurança. Há também a liberação de dopamina, que estimula a sensação de prazer e recompensa; de adrenalina que gera a sensação de euforia e excitação; e endorfinas, que aliviam a sensação de dor”, destaca o médico.
Outra vantagem é que o gesto de beijar contribui para a redução dos níveis de cortisol no organismo. “Essa reação química reduz, de forma significante, este hormônio do estresse e com isso a pessoa se sente mais relaxada e calma”, diz. “Ao contrário, aumenta níveis de serotonina, que é um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar. Além de fortalecer o sistema imunológico, contribuindo com a produção de anticorpos”, completa.
O médico explica que um beijo, dependendo da intensidade, chega a movimentar até 34 músculos faciais e demais membros do corpo, como pescoço e costas. No que se refere às calorias, estima-se que um beijo apaixonado pode queimar de 2 a 6 calorias por minuto, dependendo do metabolismo. Ou seja, também é uma maneira divertida de gastar energia.

Notícias ao Minuto

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vinho mata até 99% das bactérias que causam infecção de garganta
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JURANDA

Livramento: Jovem agricultor de Ubiratã “escapa” de descarga elétrica de 13 mil volts

Publicados

em

Livramento: Jovem agricultor de Ubiratã “escapa” de descarga elétrica de 13 mil volts

 

Um jovem agricultor de 19 anos, de Ubiratã, no Paraná, passou um grande susto. Ele precisou ficar uma hora e meia “preso” em um pulverizador diante do risco de descarga elétrica.

 

Segundo informações, a máquina agrícola teria enroscado em fios de alta tensão. O atendimento foi prestado pelo Consamu. Os socorristas identificaram que a máquina está energizada e a partir de então outro protocolo precisou ser adotado.
Equipes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foram acionadas. O serviço se encarregou de realizar o desligamento dos cabos para que o homem pudesse desembarcar do pulverizador. No local existia risco de descarga 13.000 volts.
O rapaz foi resgatado sem ferimentos.
Fonte: SouAgro.
Foto: Consamu

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeito de Boa Esperança Joel Buscariol distribui chocolates em projetos assistenciais
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA