conecte-se conosco


CAMPINA DA LAGOA

Eclipse lunar desta sexta será o mais longo em quase 600 anos; Saiba como assistir!

Publicados

em

Eclipse lunar desta sexta será o mais longo em quase 600 anos; Saiba como assistir!

O mais longo eclipse lunar dos últimos séculos vai acontecer na próxima sexta-feira (19). De acordo com a Nasa, o fenômeno irá ter no total, três horas, 28 minutos e 23 segundos, devendo ser o eclipse com maior duração em 580 anos. A expectativa que o eclipse atinja seu pico por volta das 6 horas da manhã, horário de Brasília.
O eclipse é quando a Lua entra na penumbra da Terra, ou seja, o nosso planeta bloqueia parte, mas não toda, a luz do Sol, o que faz com que a Lua pareça menos brilhante do que de costume. Para esse fenômeno de sexta, o nível de cobertura no Brasil ficará próximo dos 97%.

A longa duração do eclipse se deve à mecânica orbital, pois no dia 19 a Lua estará quase que no ponto mais distante da Terra em sua órbita, chamado Apogeu, e também se movendo com menor velocidade. À medida que ela se move, entra na Umbra, a sombra do nosso planeta. É nesse momento que um pedaço dela parece desaparecer no céu. A Lua estará quase que totalmente imersa na sombra às 6h04.
Depois desse eclipse lunar, 2021 terá ainda mais sete casos relacionados ao sistema solar.

 

Leia Também:  Mãe ameaça filha de morte e agride bebê de dois anos ainda tentou cometer suicídio e foi presa pela PM

Como observar?
Para observar um eclipse lunar, não é preciso o uso de nenhum equipamento especial. Procure um local de preferência aberto e com pouca poluição luminosa. Naturalmente o uso de binóculos ou de um telescópio irá auxiliar na visualização.
Tribuna do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOA ESPERANÇA

Fatalidade: Boi invade pátio de escola e deixa 14 crianças feridas

Publicados

em

Boi invade pátio de escola e deixa 14 crianças feridas

Um boi invadiu uma escola municipal de Tatui, no interior de São Paulo, na tarde de segunda-feira (22). O caso ocorreu na EMEF Prof Alan Alves de Araújo, quando as crianças aproveitavam o intervalo das aulas no pátio externo da instituição. Duas delas estavam com suspeita de fratura, segundo informou a prefeitura.
O animal entrou pelo portão do estacionamento, no momento que um veículo deixava o local. Ainda, conforme relatou a prefeitura, ele seguiu por fora do prédio até o pátio externo.
Cerca de 14 crianças sofreram escoriações diante da correria ocasionada pela invasão do animal. Elas foram atendidas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros.


(Informações UOL)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fatalidade: Boi invade pátio de escola e deixa 14 crianças feridas
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA