conecte-se conosco


RANCHO ALEGRE D'OESTE

Rancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção

Publicados

em

Ed Cláudio Cruz: o sítio virou praticamente um santuário de animais silvestres

Uma propriedade rural no município de Rancho Alegre D’oeste, reflorestou uma área de manancial no começo dos anos 2000. Hoje, pouco mais de 20 anos, já é possível encontrar animais que praticamente haviam desaparecido da região.

Uma câmera noturna foi instalada próximo a uma represa no meio da mata, e o resultado tem sido cada vez mais surpreendente, animais como: raposas, ariranhas, jaguatiricas e também onça parda já foram registrados pela câmera.

Onça Parda

Jaguatirica

Raposas

Tudo isso a pouco mais de 100 metros da residência da família. Para o morador do local é um privilégio ter esses animais por perto, porém, infelizmente, três cachorros já sumiram daquela localidade. O morador acredita que a onça parda pode ter devorado os animais.

A ideia de colocar a câmera surgiu após o desparecimento de duas cachorras que estavam próximas de dar cria. “Talvez por estarem de próximas de dar cria dificultou escapar das garras da onça, se tornando presa fácil para o felino”, contou Ed Cláudio Cruz que mora na propriedade, também encontramos diversas pegadas próximo a represa e também próximo da casa e esses dias, mais um cachorro desapareceu”, conta ele.

Leia Também:  Dia Mundial do Câncer alerta para importância da prevenção

“A imagem mais recente foi na semana passada, onde a câmera capturou um vídeo da onça parda. Não parece ser uma onça adulta, mas a atenção está redobrada, principalmente agora, com a plantação de milho crescendo, o que atrai capivaras, naturalmente, as onças se aproximam mais para caçar, sem contar que o milho na fase adulta, cria um corredor natural, que facilita as onças a andarem sem serem vistas”, explicou Ed.

Matar, capturar ou maltratar é crime – A lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais possui uma farta legislação que protege os animais a nível internacional, federal e municipal. O que falta é que essa legislação seja realmente cumprida, o que depende de cada um de nós. A lei visa proteger cães, gatos e outros tipos de animais silvestres de vários tipos de abuso e violência. A Lei estabelece uma série de sanções, que vão desde advertências, multas e restrição de direitos até penas de reclusão.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IPVA 2025: 4ª parcela de veículos de placas com finais 3 e 4 vence nesta quarta-feira

Publicados

em

O prazo de pagamento da quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para donos de veículos com finais de placa 3 e 4 encerra nesta quarta-feira (23).

Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagamento da quarta cota do imposto ao longo desta semana, sem a incidência de juros. É crucial ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo. Em caso de atraso, a multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

OPÇÕES DE PAGAMENTO – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Leia Também:  Polícia Militar recupera veículo roubado e detém quatro homens por porte de armas e munições em Campina da Lagoa

Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

ALERTA GOLPES – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é de que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.

Confira o calendário de pagamento da quarta parcela do imposto:

Placas 1 e 2: 22 de abril (vencido)

Placas 3 e 4: 23 de abril

Placas 5 e 6: 24 de abril

Placas 7 e 8: 25 de abril

Placas 9 e 0: 28 de abril

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA