BOA ESPERANÇA
Especialistas esclarecem quais bebidas são mais saudáveis, quais devem ser tomadas com moderação e quais devem ser evitadas
Harvard lista as bebidas mais e menos saudáveis para o organismo
Especialistas de Harvard esclarecem quais bebidas são mais saudáveis, quais devem ser tomadas com moderação e quais devem ser evitadas
A quantidade ideal de líquido que uma pessoa deve ingerir diariamente varia conforme fatores como idade, peso e saúde geral. Além da água, existem diversas opções para se hidratar, como chá e isotônico. Com tanta variedade fica difícil saber quais são as bebidas mais saudáveis e quais devem ser evitadas.
Para esclarecer essa dúvida, o Departamento de Nutrição de Harvard lançou o Healthy Living Guide 2023/2024 com recomendações sobre alimentação para uma vida saudável, incluindo as melhores e as piores bebidas para a saúde.
De acordo com os experts, a água é a melhor opção para matar a sede. “Não tem calorias e é tão fácil de encontrar”, pontua o guia de Harvard. Este líquido ajuda a restaurar os fluidos perdidos através do metabolismo, respiração, suor e eliminação de resíduos.
Beber água é fundamental para manter a hidratação do organismo, especialmente em casos de intoxicação

Café e chá, sem adição de adoçantes, também são opções saudáveis. Quando consumido com moderação, o café está associado ao menor risco de doenças crônicas. Já os chás tradicionais são ricos em polifenóis, compostos antioxidantes que protegem as células dos danos dos radicais livres.

Bebidas para beber com moderação
Harvard destaca que sucos de frutas, leite e bebidas dietéticas com adoçantes de baixas calorias devem ser ingeridos em quantidades moderadas. “O álcool, com moderação, também pode ser saudável para algumas pessoas, mas não para todas”, afirma a instituição.Play Video
Os sucos de frutas embaladas carecem de fibras e de alguns nutrientes que são destruídos ou removidos durante o processamento. Sem fibras, eles são digeridos rapidamente e podem causar picos de açúcar no sangue, levando à fome logo após ingeri-los.
Sucos de frutas engarrafados
Em relação ao leite, Harvard afirma que a bebida tem efeitos positivos na pressão arterial ou para os ossos, entretanto, suas gorduras não são boas para a saúde do coração. Já as bebidas dietéticas foram associadas ao risco de diabetes tipo 2 e ganho de peso.
Bebidas para evitar
Em geral, é melhor evitar bebidas açucaradas, como refrigerantes. De acordo com Harvard, elas são a maior fonte de calorias e açúcar adicionado na dieta. Além do ganho de peso, o consumo regular pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, problemas cardíacos e doenças crônicas.
O consumo exagerado de refrigerante prejudica o organismo
Bebidas esportivas e energéticas também entram na lista. Embora a primeira opção tenha menos açúcar, também fornece açúcares simples. Se consumidos sem exercício, podem aumentar o risco de obesidade.
Já as bebidas energéticas contêm cerca de 200 mg de cafeína, quantidade contida em duas xícaras de café fresco. “O mais preocupante é a falta de regulamentação sobre a segurança dessas bebidas, bem como as táticas agressivas de marketing voltadas aos adolescentes”, diz Harvard. O problema não é apenas a cafeína. Depois da água, o açúcar é o principal ingrediente.
METRÓPOLES
BOA ESPERANÇA
Tribunal de Contas aprova contas da gestão do prefeito Joel Buscariol, de Boa Esperança
A administração do prefeito Joel Celso Buscariol recebeu um importante reconhecimento: o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou, sem qualquer ressalva, as contas do exercício de referentes ao exercício de seu mandato, gestão 2021 a 2024, sem ressalvas. O resultado confirma o cuidado e a responsabilidade com que os recursos públicos vêm sendo aplicados em Boa Esperança, reforçando a confiança no trabalho realizado ao longo dos últimos anos.
A aprovação reflete uma gestão pautada pela transparência, planejamento e seriedade, garantindo que cada investimento retorne em benefícios reais para a população.
Desde o início do mandato, Joel Buscariol tem conduzido o município com equilíbrio financeiro e foco em resultados concretos, promovendo melhorias em diversas áreas — da saúde e educação à agricultura e infraestrutura urbana. “Esse resultado é motivo de muito orgulho. Ele representa o trabalho de uma equipe comprometida e o nosso esforço diário em fazer o melhor por Boa Esperança. Administrar com responsabilidade e transparência é a base de tudo”, destacou o prefeito.

A aprovação das contas sem ressalvas é mais do que um dado técnico: é o reconhecimento de uma gestão que zela pelo dinheiro público e trabalha com seriedade pelo desenvolvimento da cidade.
Com esse novo marco, a administração Joel Buscariol reafirma o compromisso de seguir construindo uma Boa Esperança cada vez mais próspera, organizada e acolhedora para todos.
-
Geral2 anos atrásSonho realizado
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
ESPORTES8 meses atrás -
GOIOERÊ8 meses atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
Janiópolis2 anos atrásSanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ8 meses atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE9 meses atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
ESPORTES2 anos atrás‘Maria-Fedida’: 4 fatos curiosos sobre os percevejos fedorentos



