ESPORTES
‘Maria-Fedida’: 4 fatos curiosos sobre os percevejos fedorentos
																								
												
												
											‘Maria-Fedida’: 4 fatos curiosos sobre os percevejos fedorentos
Ao todo, existem mais de 5 mil espécies de percevejos espalhados pelo mundo, que nada mais são do que insetos em formato de escudo que pertencem à família Pentatomidae. No entanto, nem um deles se iguala ao percevejo-fedorento, popularmente chamado também de maria-fedida, um animal capaz de provocar grandes estragos.
No passado, o jornal The New Yorker chegou a descrevê-los como “o percevejo mais destrutivo, mais irritante e possivelmente o mais feio de todos”, servindo como uma espécie invasora na natureza. Quer saber mais sobre esses animais? Veja só a lista com cinco fatos curiosos a respeito deles que nós separamos para você!

1. Fedor inexplicável
O cheiro emitido pelos percevejos-fedorentos já foi comparado a muitos odores, como meias velhas ou até mesmo coentro. Porém, existe uma explicação para isso. Os dois produtos químicos responsáveis pelo spray fedorento dessas criaturas são o trans-2-octenal e o trans-2-decenal. Este último é o que dá cheiro ao coentro.

Segundo pesquisadores, tal fedor pode servir para algo além de afugentar predadores. Um estudo de 2016 mostra que o fedor dos percevejos inibe o crescimento de bactérias e exerce papel multifuncional na sobrevivência da espécie.
2. Invasão domiciliar
No inverno, os percevejos-fedorentos procuram sempre um lugar quente para se abrigar e entrar num estado de hibernação que dura até a primavera. Ao ar livre, as opções mais comuns de abrigo costumam ser árvores mortas. No entanto, é bastante comum que eles encontrem caminho livre para a casa das pessoas através de janelas e portas abertas.
Estudos indicam que os percevejos podem rastejar por qualquer fenda maior que 7 milímetros. Depois que um percevejo encontra um local quente de que gosta, ele libera feromônios de agregação — o que serve para reuni-los em quantias surpreendentes.

3. Difícil eliminação
Os percevejos-fedorentos rapidamente se tornam uma praga no dia a dia das pessoas e eliminá-los não é uma tarefa fácil. Algumas abordagens sugeridas são jogar água com sabão, colocar armadilhas para moscar ou fita dupla face nas entradas da casa. Aspiradores de pó também são uma opção, mas pode espalhar odor por tudo.
Estudos feitos pela Universidade de Virginia Tech sugerem que o método mais eficaz de remoção desses insetos é forrar uma assadeira com papel alumínio, enchê-la com água e sabão e colocá-la em uma sala escura com luz acima para atrair os insetos.
4. Natureza inofensiva
Percevejos-fedorentos podem ser insetos muito incômodos, mas em geral são inofensivos. Eles não picam ou mordem — sendo seu principal sistema de defesa o cheiro insuportável. Porém, algumas pessoas acabam tendo reações alérgicas a esse tipo de animal, incluindo rinite, conjuntivite ou dermatite.
Os insetos podem até não ser tóxicos para sua saúde e certamente não machucarão animais de estimação, mas o convívio diário com seu odor não é nada agradável. Portanto, é melhor não cogitar mantê-los em casa, não é mesmo?
Fonte: Mega Curioso – Fotos: Getty Images
																	
																															
														ESPORTES
ADGG atropela Ubiratã por 7 a 2; equipe goioerense precisa apenas de um empate no sábado (18) para avançar
														A ADGG deu show diante da torcida goioerense na noite deste fim de semana ao aplicar uma goleada de 7 a 2 sobre o Ubiratã, no jogo de ida dos 16 avos de final do Campeonato Paranaense. O resultado garante à equipe uma vantagem expressiva nesta fase do mata-mata. A partida de volta será no próximo sábado, às 20h30, no Ginásio Tomaizão, em Ubiratã.
Com o placar elástico conquistado em casa, a ADGG joga pelo empate para avançar às oitavas de final. Caso o Ubiratã vença no tempo normal, a decisão irá para a prorrogação e, se persistir o empate, a vaga será definida nos pênaltis.

Créditos imagem Elismar – STAFF. AGENCY

Comandada por Kaká Dantas, a equipe começou o jogo com equilíbrio, mas mostrou poder de reação e personalidade. O primeiro tempo terminou empatado em 2 a 2, e o destaque foi o goleiro Marllon, que entrou em um momento decisivo e defendeu um tiro livre que poderia mudar a história do jogo. A defesa precisa deu novo ânimo ao grupo, que voltou do intervalo com outra postura.
Na etapa final, a ADGG transformou a partida em espetáculo. Com marcação ajustada, intensidade e eficiência nas finalizações, o time deslanchou no placar. Os gols foram marcados por Marcelinho, Giovani, Hulk, Junior Paixão e Guilherme, que balançou as redes duas vezes, garantindo uma vitória incontestável.
O capitão e goleiro Nikinha destacou o espírito de união da equipe e a importância de manter o foco:
“Fizemos um jogo muito sólido, com atenção e entrega do início ao fim. Essa vitória foi merecida, mas o trabalho continua. O objetivo é ir longe, e o foco agora é total no jogo de volta”, afirmou.
- 
																	
										
																			Geral2 anos atrásSonho realizado
 - 
																	
										
																			Geral1 ano atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
 - 
																	
										
																			ESPORTES7 meses atrás - 
																	
										
																			GOIOERÊ8 meses atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
 - 
																	
										
																			Janiópolis2 anos atrásSanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
 - 
																	
										
																			GOIOERÊ8 meses atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
 - 
																	
										
																			RANCHO ALEGRE D'OESTE9 meses atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
 - 
																	
										
																			ESPORTES2 anos atrásNova carteira de identidade (RG) passa a ser obrigatória no Paraná. Veja o que muda
 



