PARANÁ|BRASIL
Rio Grande do Sul inicia semana com alerta para forte tempestade
Rio Grande do Sul inicia semana com alerta para forte tempestade
Na manhã desta segunda-feira (17), a região do litoral-sul até o sudoeste do estado do Rio Grande do Sul está sob alerta vermelho de grande perigo para tempestade, com risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O restante do estado também está sob alerta que diminui de intensidade ao norte. No leste do Paraná e de Santa Catarina, o dia começa com nevoeiro, mas a nebulosidade deve se dissipar rapidamente, dando lugar a um dia ensolarado e quente.

De acordo com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul durante a madrugada apenas três municípios reportaram ocorrência de dados ocasionados por granizo, com um total de 92 pessoas afetadas no estado.
A temperatura mínima registrada em Porto Alegre é 18 °C, com máxima prevista em Curitiba de 28 °C.
No Sudeste do país, o dia começa com nevoeiro no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Predominam muitas nuvens em toda a região litorânea. No interior de São Paulo e Minas Gerais, o dia será ensolarado, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.
A mínima para esta segunda-feira é 15 °C, em Belo Horizonte, enquanto a máxima pode alcançar 32 °C no Rio de Janeiro.
Na região Norte do Brasil a previsão é instabilidades para o noroeste do Amazonas e de Roraima, onde são previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Também pode chover de forma isolada no norte do Amazonas e na faixa litorânea entre o Amapá e o Pará.
O Sul da região Norte permanece afetado pelas condições de baixa umidade do ar, com temperaturas elevadas. A mínima prevista é 22°C em Rio Branco, enquanto a máxima pode alcançar 38°C em Palmas.
O calor intenso e poucas nuvens também predominam em parte da região Nordeste do país, especialmente no oeste da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e em grande parte do Maranhão.
As instabilidades aumentam no leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, com previsão de pancadas de chuva. Também há possibilidade de chuva isolada no litoral de Pernambuco e do Maranhão. A nebulosidade avança até o centro da Bahia e de Pernambuco, mas sem previsão de chuva nessas áreas.
A temperatura mínima esperada é de 21 °C em Salvador, enquanto a máxima pode alcançar 37 °C em Teresina.
No Centro-Oeste do país o tempo permanece ensolarado e quente, com predomínio de poucas nuvens. As condições de tempo firme favorecem a continuidade do calor e dos baixos valores de umidade relativa do ar.
A maior parte da região permanece sob o alerta laranja de perigo para umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, com risco à saúde, por ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
A temperatura mínima prevista é 17°C em Brasília e a máxima pode alcançar 40°C em Cuiabá.
Por: AGÊNCIA BRASIL
PARANÁ|BRASIL
Eleitorado jovem encolhe 22% em 16 anos, enquanto número de idosos cresce no Brasil; Paraná tem 11% de eleitores até 24 anos
Eleitorado jovem encolhe 22% em 16 anos, enquanto número de idosos cresce no Brasil; Paraná tem 11% de eleitores até 24 anos
O envelhecimento da população brasileira já está mudando o perfil do eleitorado. Entre 2010 e 2026, o número de eleitores com idade entre 16 e 24 anos caiu 22% proporcionalmente, segundo levantamento do Instituto Nexus, feito a pedido da Agência Brasil com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em números absolutos, a redução também é significativa. O país tinha 24,7 milhões de eleitores nessa faixa etária em 2010. Em 2026, são 19,2 milhões — uma queda de 5,5 milhões de eleitores.
Ao mesmo tempo, o eleitorado brasileiro como um todo cresceu 17% no período, passando de 135,8 milhões para 158,8 milhões. Com isso, a participação dos jovens de até 24 anos caiu de 18,2% para 12,5% do eleitorado.

Mais idosos nas urnas
Enquanto a presença dos jovens diminuiu, o eleitorado mais velho aumentou. Segundo o TSE, o número de eleitores idosos cresceu cerca de 74% desde 2010, chegando atualmente a mais de 36,8 milhões de pessoas.
A mudança altera a composição do eleitorado e pode influenciar as estratégias das campanhas, especialmente nos maiores colégios eleitorais do país.
Paraná tem 11% de eleitores até 24 anos
O levantamento também mostra diferenças importantes entre as regiões brasileiras. Sul e Sudeste apresentam as menores proporções de jovens entre os eleitores.
O Rio Grande do Sul tem o menor percentual do país, com apenas 9% do eleitorado formado por pessoas de até 24 anos. Na sequência aparecem Rio de Janeiro, com 10%, e São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná, todos com 11%.
Na outra ponta, Roraima, Acre, Amapá e Amazonas apresentam as maiores proporções, com 18% de eleitores de até 24 anos.
Jovens continuam participando
Apesar da redução no número de eleitores jovens, os dados mostram que esse público continua participando das eleições.
Entre os eleitores de 18 a 24 anos, faixa em que o voto é obrigatório, o comparecimento no primeiro turno foi de 78,5%. Já entre os jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, a participação chegou a 82,9%. A média nacional de comparecimento no último pleito foi de 79,1%.
Para especialistas ouvidos pela Agência Brasil, o eleitor jovem não forma um grupo homogêneo. Questões como primeiro emprego, formação profissional, situação econômica familiar e realidade regional podem influenciar suas escolhas.
Os dados apontam, portanto, para uma transformação gradual do eleitorado brasileiro: menos jovens proporcionalmente e uma presença cada vez maior de eleitores idosos, especialmente nos Estados mais populosos das regiões Sul e Sudeste.
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE2 anos atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
GOIOERÊ3 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF
-
Geral2 anos atrás2º Mandato: Prefeito Oclecio Meneses e vice-prefeito Iranlei Saraiva tomam posse com meta de fazer ainda mais em Farol
-
GOIOERÊ1 ano atrásCom implantação de luminárias em LED, “Joaquim da Ambulância” quer redução na taxa de iluminação pública em Goioerê




