conecte-se conosco


Janiópolis

Saiba como votar e fique atento ao prazo para tirar ou regularizar o título eleitoral

Publicados

em

As Eleições 2026 se aproximam e a Justiça Eleitoral reforça a importância de estar com a situação regular para garantir o direito ao voto. Além disso, jovens a partir de 16 anos e eleitores que precisam transferir o domicílio eleitoral devem ficar atentos ao prazo, que termina em 6 de maio.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto no Brasil é feito de forma eletrônica, diretamente na urna. No dia da eleição, o eleitor deve comparecer ao local de votação com um documento oficial com foto, digitar o número do candidato e confirmar o voto.

O sistema é simples: após inserir o número, aparecem na tela o nome e a foto do candidato, e o eleitor confirma ou corrige antes de finalizar. Também é possível votar em branco ou anular o voto.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas.

Quem ainda não tem título ou precisa fazer alterações deve se apressar. O prazo final é 6 de maio de 2026, data em que ocorre o fechamento do cadastro eleitoral.

Leia Também:  Goioerê avança na saúde com implementação de serviço de regulação para ortopedia e cirurgia geral na Santa Casa

Até esse dia, é possível: tirar o primeiro título; transferir o domicílio eleitoral; atualizar dados; regularizar pendências; fazer a biometria.

Após esse prazo, não será mais possível realizar mudanças até depois das eleições, marcadas para outubro.

A Justiça Eleitoral tem incentivado a participação dos jovens. Quem completar 16 anos até 4 de outubro de 2026 já pode votar e deve solicitar o título dentro do prazo.

Inclusive, jovens a partir de 15 anos já podem iniciar o processo, desde que atinjam a idade mínima até a data da eleição.

No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o atendimento será intensificado neste período final.

Horário normal: das 12h às 18h;

Na reta final (início de maio): ampliação para atendimento das 9h às 18h;

Haverá ainda plantões em datas específicas para atender a população.

A recomendação é não deixar para a última hora, evitando filas e possíveis transtornos.

Em Janiópolis, os eleitores devem procurar o cartório eleitoral responsável em Campo Mourão para realizar o atendimento presencial, especialmente nos casos que exigem coleta de biometria.

Leia Também:  Paraná se prepara para ser o primeiro estado a universalizar o saneamento

Também é possível iniciar o processo pela internet, no Autoatendimento Eleitoral, e finalizar presencialmente quando necessário.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Janiópolis

Saúde promove “Arraiá da Prevenção” com diversos atendimentos à população

Publicados

em

Saúde promove “Arraiá da Prevenção” com diversos atendimentos à população

A Prefeitura de Janiópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os dias 30 de junho e 2 de julho o Arraiá da Prevenção, uma ação especial voltada aos cuidados com a saúde e à prevenção de doenças, oferecendo diversos serviços gratuitos à população.

A programação acontecerá em três dias, com atendimento em horários diferenciados para facilitar o acesso da comunidade.

No dia 30 de junho, os atendimentos serão realizados das 13h30 às 16h30, com oferta de vacinas, testes rápidos e exames preventivos. No mesmo dia, das 17h às 19h30, a Secretaria de Saúde promoverá um horário estendido, disponibilizando ainda auriculoterapia, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), orientações farmacêuticas, avaliação odontológica preventiva, plantão psicológico, além de vacinas, testes rápidos e preventivos.

Já nos dias 1º e 2 de julho, o atendimento acontecerá das 13h30 às 16h30, com aplicação de vacinas, realização de testes rápidos e exames preventivos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa tem como objetivo incentivar a prevenção, ampliar o acesso aos serviços de saúde e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos.

Leia Também:  Com 709 casos de mpox no Brasil e nova variante na África, Ministério da Saúde convoca reunião

A Secretaria convida toda a comunidade a participar do Arraiá da Prevenção, aproveitando a oportunidade para colocar a saúde em dia e receber orientações de profissionais da área.

Serviço:
📅 30 de junho a 2 de julho de 2026
📍 Arraiá da Prevenção – Secretaria Municipal de Saúde de Janiópolis
⏰ 30/06: das 13h30 às 16h30 e das 17h às 19h30
⏰ 01 e 02/07: das 13h30 às 16h30
✅ Vacinas
✅ Testes rápidos
✅ Preventivos
✅ Auriculoterapia
✅ IMC
✅ Orientações farmacêuticas
✅ Avaliação odontológica preventiva
✅ Plantão psicológico.

Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA

1000x1000 - IPTU - GOIOERE