conecte-se conosco


BOA ESPERANÇA

Tem chuva de estrelas cadentes esta madrugada e poderá ser vista no Brasil

Publicados

em

Tem chuva de estrelas cadentes esta madrugada e poderá ser vista no Brasil
Prepare-se para ver uma chuva de estrelas cadentes na madrugada desta sexta para sábado, 18.
O pico dos meteoros Leônidas começa a partir da 1 hora da manhã e o fluxo aumenta entre 3h e 5h da madrugada.
O fenômeno desta madrugada deve ter de 10 a 15 meteoros por hora, mais três ou quatro bolas de fogo por minuto. Chame alguém especial para assistir com você.
Poderá ser visto no Brasil

O melhor da festa é que a chuva de estrelas cadentes poderá ser vista em todo o Brasil.
Se você estiver longe da luminosidade dos centros urbanos e o céu estiver limpo, sem nuvens, terá um grande espetáculo para observar a olho nu.
O fenômeno
Essa chuva de estrelas cadentes é resultado do movimento do cometa Tempel-Tuttle, o corpo-pai das Leônidas.
O cometa leva 33 anos para completar uma órbita do sol. Conforme vai passando, ele deixa uma nuvem de detritos que atingem a atmosfera da Terra, durante o movimento de rotação do nosso planeta no sistema Solar.
A última vez que foi percebido, em 2001, foi um espetáculo incrível no céu. Foi possível ver mais de 1.000 meteoros por hora.
Como fotografar
A Nasa informa aos apaixonados por estrelas cadentes como fazer as melhores fotos das estrelas cadentes.
O ideal é usar uma câmera com foco manual em um tripé.
Quem tiver, deve usar também um cabo de liberação do obturador, ou cronômetro embutido, com uma lente grande angular.
Agora para apreciar os riscos brilhantes no céu, com todo romantismo, basta estar com alguém do lado e ficar atento a cada movimento no céu.
Boa diversão!
A chuva de estrelas cadentes começa por volta da 1 hora da madrugada desta sexta para sábado, 18. -Foto: Dung Tran / Pixabay
Via: Só Notícia Boa (com informações da CNN)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Homem morre e três pessoas ficam feridas em batida frontal na BR-277
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOA ESPERANÇA

Hemepar precisa com urgência de doação de sangue O+ e O-; estoque atual dá para 2 dias

Publicados

em

O atual estoque de sangue tipos O+ e O- do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é suficiente para apenas mais dois dias.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) nesta quarta-feira (24) ao reforçar o pedido urgente de doações de sangue desses tipos.

 

A situação é considerada crítica. O Hemepar é uma das unidades da secretaria responsável por coletar, fazer transfusões, armazenar, processar e distribuir sangue a 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos no estado.

De acordo com a secretaria, neste ano mais de 113,7 mil bolsas de sangue foram doadas no Paraná, sendo cerca de 60 mil tipo O+ ou O-. Ainda assim, a pasta alerta que a aproximação de períodos mais frios pode fazer com que a frequência de doações diminua.

“O frio é um grande dificultador da doação. Nestes períodos, as pessoas tendem a possuir hábitos mais caseiros e frequentemente notamos uma queda na coleta de sangue. Por isso, é importante reforçar, sempre que possível, a importância deste ato, absolutamente indispensável no salvamento de vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

 

Leia Também:  EM RANCHO ALEGRE A SEGURANCA PÚBLICA TEM UMA EXCELENTE NOTÍCIA. POLICIAMENTO FIXO

Em CuritibaCascavelMaringáPato BrancoPonta Grossa e Toledo é possível agendar pelo site a doação de sangue ao Hemepar. Nas demais unidades, o atendimento é por ordem de chegada.

Quem pode doar sangue?

 

Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto.

Homens podem fazer a doação de dois em dois meses; as mulheres de três em três.

Durante o processo, são coletados cerca de 470 ml de sangue, de acordo com a altura e o peso do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.

Todos os dias, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas aos hospitais paranaenses para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano.

Leia Também:  Deputado Romanelli deve recorrer à Justiça para retirada de praças de pedágio
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA