conecte-se conosco


PARANÁ

Eleitorado paranaense cresce 2,2% e duas cidades terão 2º turno pela primeira vez em 2024

Publicados

em

O eleitorado paranaense cresceu em relação ao ano de 2022, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na manhã desta segunda-feira (10). Conforme o levantamento, o número de eleitores paranaenses cresceu 2,2% em dois anos.

Em 2022, 8.475.632 estavam aptas a exercer o direito de votar. Agora, em 2024, 8.651.288 podem escolher os candidatos que vão representá-los no âmbito municipal pelos próximos anos. O acréscimo foi de 175.157 eleitores.

Em Cascavel, o crescimento do número de pessoas aptas a votar foi um pouco maior do que a média estadual: 2,52%. Sendo assim, a capital do Oeste passou de 233.753 para 239.789 eleitores, um acréscimo de mais de 6 mil pessoas.

 

Os municípios que mais receberam novos eleitores foram os seguintes:

  • São José dos Pinhais: 10.926 (4,91%)
  • Curitiba: 10.879 (0,76%)
  • Foz do Iguaçu: 8.336 (4,08%)
  • Fazenda Rio Grande: 7.754 (8,49%)
  • Ponta Grossa: 7.596 (2,93%)

Duas cidades podem ter segundo turno pela primeira vez

A legislação brasileira prevê que apenas municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno das eleições. Com a atualização do número de eleitores, duas cidades podem ter uma segunda votação neste ano.

Leia Também:  ExpoJur traz shows gratuitos e rodeios em touros e cavalos de 19 a 21 de julho

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Foz do Iguaçu estão aptas a realizarem o segundo turno, caso nenhum candidato ao cargo de prefeito atinja a maioria dos votos no primeiro turno.

Redação Catve.com

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARANÁ

Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta

Publicados

em

O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.

As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.

As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.

A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.

Leia Também:  Destaque da equipe feminina na Olimpíada de Paris, ginasta Julia Soares volta a treinar no Paraná

A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.

As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.

ALÍVIO – A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.

Leia Também:  Exportações do Paraná para Ásia, África e Oriente Médio batem recorde

A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.

Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA

1000x1000 - IPTU - GOIOERE