PARANÁ|BRASIL
SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade
SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade
Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
Medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP 1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, serão distribuídos via Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com obesidade. A oferta, de acordo com o Ministério da Saúde, será feita com base em estudos e na definição de um protocolo clínico.

Em nota, a pasta avaliou como positivos os primeiros resultados observados em pacientes com obesidade do Grupo Hospitalar Conceição, da rede pública de Porto Alegre, selecionados desde junho para fazer uso da semaglutida, um dos princípios ativos das canetas emagrecedoras.
“O objetivo é garantir maior segurança aos participantes [do estudo] e estabelecer diretrizes para o acompanhamento contínuo por médicos especialistas da unidade. Ao todo, serão acompanhados 250 pacientes do SUS atendidos pelo hospital com obesidade grave ou associada a outras morbidades”, informou o ministério.
Dentre as situações avaliadas pelo estudo estão pacientes na fila para cirurgia bariátrica. A proposta é entender se o uso da medicação é capaz de controlar o quadro de obesidade de forma que a cirurgia não se faça mais necessária. Outras questões analisadas são a redução de problemas cardíacos e de reincidência de câncer de mama.

PARANÁ|BRASIL
Agricultor encontra cinco crânios humanos e ossos em lavoura no Paraná
Foto: reprodução/Ric Record
Agricultor encontra cinco crânios humanos e ossos em lavoura no Paraná
Um agricultor encontrou cinco crânios humanos e outros ossos dentro de sacos de lixo na manhã desta quinta-feira (17). O material estava em uma propriedade rural na divisa entre Ibiporã e Londrina, no Norte do Paraná.
O local fica próximo ao distrito da Warta. O produtor foi até a propriedade para verificar uma lavoura que havia sido colhida recentemente quando encontrou um saco de lixo.
Ao verificar o conteúdo, ele encontrou dois crânios humanos. Pouco depois, o pai do agricultor localizou outro saco na mesma região da propriedade.

Dentro do segundo saco havia mais três crânios e outros ossos. O achado mobilizou as autoridades e levou equipes especializadas até a área rural.

Outra ossada foi encontrada na região
O caso chamou atenção porque outra ossada já havia sido localizada nas proximidades. O primeiro achado ocorreu em junho deste ano, em uma propriedade vizinha.
A ossada também estava em sacos plásticos e foi encontrada em uma área próxima à Warta. O local ficava atrás de um crematório, segundo as informações sobre o caso anterior.
A possível relação entre os dois achados ainda não foi esclarecida. A investigação deverá comparar os materiais encontrados para verificar se existe alguma ligação.
IML recolhe restos mortais
O Instituto Médico-Legal (IML) esteve na propriedade nesta quinta-feira. Os profissionais recolheram os cinco crânios e os demais ossos para análise.
Até o momento, as autoridades não divulgaram a identidade das pessoas. Também não há informações sobre há quanto tempo os restos mortais estavam no local.
As circunstâncias das mortes também permanecem desconhecidas. O material deverá passar por exames que podem auxiliar na identificação e na investigação.
A área passou pelos primeiros levantamentos periciais. A análise dos restos mortais deverá ajudar a esclarecer a origem do material encontrado.
Os exames também poderão indicar se os cinco crânios e os demais ossos têm alguma relação com outras ossadas localizadas anteriormente na região.
Com informações: Banda B
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ2 anos atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ2 anos atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE2 anos atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
GOIOERÊ3 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF
-
Geral2 anos atrás2º Mandato: Prefeito Oclecio Meneses e vice-prefeito Iranlei Saraiva tomam posse com meta de fazer ainda mais em Farol
-
GOIOERÊ1 ano atrásCom implantação de luminárias em LED, “Joaquim da Ambulância” quer redução na taxa de iluminação pública em Goioerê




