PARANÁ
Com investimento de R$ 13,5 milhões, Estado inaugura escola para 3 mil alunos em Cascavel
Foto: Jonathan Campos/AEN
Colégio Estadual Professora Andreia Neres dos Santos foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (11) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ele conta com 28 salas de aula, todas com ar-condicionado, além de salas administrativas e espaços pedagógicos, duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta, um grande refeitório.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou oficialmente nesta terça-feira (11) O Colégio Estadual Andreia Neres dos Santos, em Cascavel, no Oeste do Estado, que recebeu um investimento de R$ 13,5 milhões do Governo do Estado. A nova unidade é uma das maiores em extensão no Paraná e inicia o ano letivo de 2025 com cerca de 1,5 mil estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio, mas com capacidade para atender até 3 mil alunos em três turnos escolares.

A estrutura está em funcionamento desde o início do ano letivo, em 5 de fevereiro, e tem mais de 4,4 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados doado pelo município. Ela conta com 28 salas de aula, todas equipadas com ar-condicionado, além de salas administrativas e espaços pedagógicos, duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta, um grande refeitório e outros espaços de uso comum da comunidade escolar.
A escola, batizada em homenagem a uma conhecida educadora da cidade, está inserida na área do conjunto habitacional Riviera, um empreendimento com 2.089 casas e apartamentos inaugurado em 2017, e atenderá principalmente a demanda destas famílias, cujos filhos têm a partir de agora um espaço de aprendizado mais próximo de suas residências.
Segundo Ratinho Junior, a construção de novas escolas como o Colégio Andreia Neres dos Santos faz parte da estratégia de valorização da educação paranaense. “Essa escola vem para atender uma demanda antiga da população do bairro Riviera, que é um bairro populoso de Cascavel e vem crescendo muito, e que junto com o município e o apoio dos deputados resolvemos tirar do papel”, afirmou.
“Hoje, entregando uma escola novíssima, com quadra coberta e quadra aberta, um bom refeitório e todas as salas com ar-condicionado, uma estrutura que está a altura da importância de Cascavel e da educação do Paraná, que tem a maior nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil”, acrescentou o governador.
Para o prefeito de Cascavel, Renato Silva, a qualidade das instalações da nova escola facilita o processo de ensino no município. “Este é um colégio onde as crianças e adolescentes vão se sentir confortáveis para estudar, enquanto os professores e servidores terão as condições adequadas de trabalho para que possamos avançar ainda mais nos índices da educação”, declarou.
O diretor da escola Andreia Neres dos Santos, Vilson Pruzak, informou que muitos pais que residem no Jardim Riviera têm procurado a direção para transferir seus filhos. “Assim que a escola começou a funcionar ela chamou a atenção da população. Em apenas cinco dias de aula, recebemos quase 200 novas matrículas”, revelou.
EDUCAÇÃO PREMIADA – Em seu discurso, o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que as obras e outras melhorias feitas nas escolas, como a aquisição de novos computadores e instalação de redes de internet de alta velocidade, são reflexo dos investimentos recordes para o setor. “O Paraná é o Estado que mais investiu em educação em 2024, com 32% do orçamento estadual destinado para a área”, disse.
Os recursos ajudaram o Paraná a subir de sétimo para o primeiro lugar no Ideb e manter a liderança nacional nos últimos dois levantamentos. Mais recentemente, a educação estadual também recebeu a medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), lembrou Miranda. Dados do MEC apontam que 73% dos alunos paranaenses aprendem a ler e escrever na idade certa.
“Este é mais um reconhecimento do compromisso do Paraná com a alfabetização e a educação de modo geral, em parceria com os municípios. Hoje, o Paraná já tem a melhor educação do Brasil e buscar elevá-la ao patamar da melhor educação da América do Sul”, concluiu o secretário da Educação.

Foto: Jonathan Campos/AEN
OUTRAS ESCOLAS – Além da nova escola de Cascavel, mais cedo o governador inaugurou o Colégio Estadual Jardim Gisella, em Toledo, também na região Oeste. O investimento na obra foi de R$ 8 milhões, o que permitiu que a unidade, que até compartilhava um edifício com uma escola municipal, passasse a ter uma estrutura própria, moderna e com maior capacidade de atendimento.
Além das unidades recém-inauguradas, o Governo do Estado deve entregar outras quatro escolas em 2025. A próxima está prevista para ser entregue em Medianeira, em maio. Outras três devem ser concluídas até dezembro em Ibiporã, Mandirituba e Fazenda Rio Grande.
PRESENÇAS – Também participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Militar, Marcos Antonio Tordoro; os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; da Comunicação, Cleber Mata; e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; os deputados estaduais Adriano José, Gugu Bueno e Márcio Pacheco.
PARANÁ
Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta
O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.
As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.
As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.

A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.
A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.
As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.
ALÍVIO – A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.
A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE1 ano atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
BOA ESPERANÇA3 anos atrásDe Cigarrinhos Pan a Pirulito Zorro: que fim levaram os doces da infância dos anos 1980?
-
Janiópolis3 anos atrásJuranda: Lucas, que teve milagre reconhecido pelo papa, se prepara para o vestibular de Medicina
-
GOIOERÊ2 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF



