BOA ESPERANÇA
Dia de São Francisco de Assis: o protetor dos animais e do meio ambiente; conheça a história
Nesta sexta-feira, 4 de outubro, celebramos São Francisco de Assis, um dos santos mais venerados da Igreja Católica, conhecido por sua vida de simplicidade e dedicação ao próximo. Sua influência é tão marcante que inspirou o nome do atual Papa, Jorge Mario Bergoglio.
Nascido na Itália em 1181 ou 1182, Giovanni di Pietro di Bernardone veio de uma família rica, mas renunciou ao conforto material para abraçar uma vida de pobreza. Após servir como soldado e vivenciar a guerra entre Assis e Peruggia, começou a sentir um chamado para mudar sua vida. Um momento decisivo ocorreu quando seu pai o humilhou publicamente por suas escolhas; Francisco devolveu suas roupas, simbolizando sua rejeição aos bens materiais.
Uma das experiências mais significativas de sua conversão aconteceu quando ele restaurou a Igreja de São Damião, em Assis, após receber uma mensagem divina para “reconstruir a minha igreja”. Esse ato inicial o levou a uma jornada espiritual que culminou na fundação da Ordem dos Frades Menores, ou Franciscanos, em 1209. Com um forte compromisso com a pobreza e a vida comunitária, os membros da ordem viviam de forma simples, confiando em Deus para suas necessidades diárias.
O 4 de outubro também marca o dia de sua morte, em 1226, e dois anos depois, ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX. A data é celebrada não apenas por católicos, mas por todos que defendem a proteção dos animais e do meio ambiente, refletindo o amor e o respeito que São Francisco tinha por todas as criaturas.
São Francisco é conhecido como o padroeiro dos animais e do meio ambiente. Ele acreditava que todas as formas de vida mereciam cuidado e respeito, como evidenciado em sua famosa pregação aos pássaros. Sua espiritualidade enfatizava a importância da natureza como uma manifestação do amor divino, ressaltando a responsabilidade humana em protegê-la.
Milagres atribuídos a ele, como o episódio do Lobo de Gúbio, onde ele acalmou um animal feroz, e a história de um leproso que teve seu rosto restaurado após receber o carinho de Francisco, são testemunhos de sua fé e compaixão.
Assim, neste dia, celebramos não apenas a figura de São Francisco de Assis, mas também seus ensinamentos de amor, humildade e respeito por toda a criação.
Redação Catve.com
BOA ESPERANÇA
Com novo tema, campanha Janeiro Branco reforça o cuidado com a saúde mental
Com novo tema, campanha Janeiro Branco reforça o cuidado com a saúde mental
O tema de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre”. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), reforça a importância do cuidado permanente e o reconhecimento dos sentimentos e emoções.
O começo do ano também dá início à campanha Janeiro Branco, movimento sobre saúde mental que convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. O tema de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre”. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), reforça a importância do cuidado permanente e o reconhecimento dos sentimentos e emoções.
Criada em 2014, a campanha se consolidou como um marco no calendário brasileiro e desde 2023 é reconhecida oficialmente como Lei Federal (Lei 14.556/23). A escolha do primeiro mês do ano é por conta da simbologia em estabelecer metas pessoais ou começar algo novo, incentivando a pessoa a pensar em reconhecer mais sobre seus sentimentos e emoções.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde Mental da Sesa, Suelen Gonçalo, explica que a maior parte das pessoas associa saúde mental a doença mental, o que é errado. “A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Ela está relacionada à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções”, explica.
“A campanha desse ano pretende engajar indivíduos, famílias, instituições públicas e privadas em ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva”, acrescenta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida, além de reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Para cuidar da saúde mental da população, o Paraná conta com Unidades Básicas de Saúde/UBS, Estratégia Saúde da Família (ESF) e os Consultórios na Rua, que fazem parte da Atenção Primária em Saúde.
Também conta com 157 Centros de Atenção Psicossocial/CAPS em suas diferentes modalidades, sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), que é a conjunção de um CAPS AD III e uma UA de âmbito regional, 41 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental, 72 leitos em Serviço Hospitalar de Referência (leitos de saúde mental em hospitais gerais), e 1.600 leitos em hospitais especializados em psiquiatria.
No final de 2024, a Sesa repassou aos CAPS das diversas modalidades um incremento para custeio mensal de mais de R$ 15 milhões. O valor é destinado para apoio das ações de reabilitação psicossocial destes serviços.
O Estado também aposta na educação permanente em saúde mental e no PlanificaSUS Saúde Mental. O curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”, ofertado pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), é uma formação inédita para servidores da área e que está em andamento. Ela tem como finalidade potencializar as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) e promover o bem-estar integral, sendo destinado para profissionais que atuam no SUS Paraná.
-
Geral8 meses atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral3 anos atrás
Jovem fica com o nariz necrosado após procedimento estético malsucedido
-
FAROL3 anos atrás
A prefeitura de Farol vai voltar a realizar este ano a Expofar com shows, rodeio e portões abertos
-
GOIOERÊ3 anos atrás
Chegou a novidade da Coral na Tigrão Tintas “verniz anti-mosquito” – Veja o vídeo
-
JURANDA2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
Geral2 anos atrás
Placa Mercosul | Como descobrir a cidade de origem do carro?
-
CAMPINA DA LAGOA2 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião