Geral
Em Umuarama aves não resistiram e morreram com o frio desta última madrugada.

Em Umuarama aves não resistiram e morreram com o frio desta última madrugada.
Capital da Amizade registrou 1 °C nesta terça-feira (24), a menor temperatura do ano; fenômeno é reflexo de massa de ar polar que atinge o Sul do país
A terça-feira (24) amanheceu congelante em Umuarama, com a menor temperatura registrada em 2025 até agora: 1 °C, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e que foram confirmados por termômetros da Avenida Paraná, que é a principal avenida central da cidade.
Morte de aves
O frio intenso teve consequências fatais: diversas aves foram encontradas mortas na Praça Miguel Rossafa, uma das principais da cidade. A suspeita é de que as aves não tenham resistido à queda brusca na temperatura durante a madrugada.
Gelo
Moradores de bairros como Parque Bonfim, Parque Tarumã e Parque San Remo I relataram a formação de uma fina camada de gelo sobre gramados e veículos, um fenômeno incomum, mas que pode ocorrer em condições de geada leve, mesmo sem temperaturas negativas absolutas.
O que gerou tanto frio
O frio desta terça é resultado de uma massa de ar polar que avançou sobre o Sul do Brasil desde a noite de segunda-feira (23), causando uma queda abrupta nas temperaturas em todas as regiões paranaenses. Segundo o Simepar, a sensação térmica em algumas cidades do Estado chegou a -13,1 °C, como no distrito de Horizonte, em Palmas, que também marcou a temperatura mais baixa do Paraná: -5,2 °C.
Foto: Colaboração/Marcos Aurélio Ferreira
Umuarama
Em Umuarama, embora o valor absoluto tenha sido de 1 °C, a combinação de vento e umidade pode ter gerado sensação térmica ainda mais baixa, suficiente para levar à morte de aves mais sensíveis às mudanças climáticas.
Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, “a chegada dessa massa polar fez com que praticamente todas as estações meteorológicas do Estado registrassem a menor temperatura do ano, com sensação térmica negativa em 41 das 48 estações”.
Frio persistirá na Capital da Amizade
A previsão indica que o frio persistirá nos próximos dias, com mínimas de 4 °C nesta quarta-feira (25) e possibilidade de geada forte em várias regiões. Já a partir de quinta (26), a temperatura sobe discretamente, mas volta a cair no fim de semana com a aproximação de uma nova frente fria.
E vem chuva!
Além do frio, a chuva também preocupa. Entre sexta-feira (27) e domingo (29), há previsão de até 40 milímetros de chuva acumulada, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado.
Serviço:
A previsão completa do tempo para os 399 municípios paranaenses pode ser consultada no site do Simepar, que oferece atualizações duas vezes ao dia, alertas de geada e acompanhamento em tempo real das alterações atmosféricas.
Obemdito


Geral
Adesão obrigatória à nota fiscal eletrônica do produtor rural é adiada para 2026

Os produtores rurais do Paraná terão mais tempo para se adequar à Nota Fiscal do Produtor Eletrônica (NFP-e). A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual prorrogaram o prazo para que agricultores e pequenos pecuaristas adotem o documento digital. Com o novo adiamento, os produtores terão até o dia 5 de janeiro de 2026 para se adequar às novas regras.
A nova data foi estabelecida pela Norma de Procedimento Fiscal nº 32/2025 publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (01). Com isso, os produtores ganham quase seis meses para se adequar ao novo formato.
A NFP-e é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, destinado a registrar transações que envolvam a circulação de mercadorias para fins fiscais. Ao substituir o documento em papel, a NFP-e (modelo 55) possui as mesmas atribuições e validade jurídica que a Nota Fiscal de Produtor (modelo 4), que será gradualmente substituída pelo ambiente eletrônico.
MAIS EFICIÊNCIA – Desde 1º de janeiro de 2021, os produtores rurais com faturamento anual superior a R$ 200 mil já estavam obrigados a utilizar a NFP-e em operações interestaduais. A partir de 2026, porém, essa obrigatoriedade se estenderá para todas as operações, tanto internas quanto interestaduais, independente do valor em questão.
A principal vantagem da NFP-e é a praticidade. Além de reduzir os erros de escrituração, a nota eletrônica também representa um significativo ganho de tempo para o produtor. Com ela, o documento fiscal pode ser emitido de qualquer lugar pela internet, evitando a necessidade de ir às prefeituras para buscar ou entregar as notas fiscais.
Ela também garante mais agilidade e eficiência por parte da Receita Estadual, já que a nota eletrônica é gerada e autorizada imediatamente. A medida também reduz o consumo de papel e diminui os gastos públicos.
COMO EMITIR – A NFP-e pode ser emitida de três formas: pelo Portal Receita PR, pelo Nota Fiscal Fácil (NFF) ou mesmo por um software adquirido de terceiros que seja cadastrado para este fim.
-
Geral2 anos atrás
Sonho realizado
-
Geral1 ano atrás
PRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
ESPORTES4 meses atrás
-
GOIOERÊ4 meses atrás
O Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
Janiópolis2 anos atrás
Sanepar vai voltar a cortar fornecimento de água de quem não pagar conta a partir de 12 de junho
-
GOIOERÊ4 meses atrás
Goioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
ESPORTES3 anos atrás
Conheça perigos e consequências da picada de escorpião
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE5 meses atrás
Rancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção