conecte-se conosco


Geral

Mula desafia a natureza e dá à luz uma potra em caso raro na região

Publicados

em

Mula desafia a natureza e dá à luz uma potra em caso raro na região

Cigana, uma mula conhecida por sua infertilidade natural, surpreendeu ao dar à luz uma potra saudável, um feito raro graças à reprodução assistida. A história aconteceu em Mandaguaçu e foi conduzida por Vinícius Chimirri, corretor de imóveis e entusiasta de cavalos, em parceria com o veterinário Dr. Eduardo.

O embrião foi gerado ao inseminar a égua de alta linhagem Lança More Leo com o garanhão Kingfool OFV, ambos de prestigiada linhagem no Quarto de Milha. Inicialmente, o embrião foi transferido para uma égua receptora, mas, após rejeição, a equipe descobriu que Cigana possuía um útero saudável e apto para a gestação.
Gestação e nascimento
Sob os cuidados do hospital veterinário da Fazenda da Unicesumar, Cigana recebeu atenção especial ao longo de 11 meses e 16 dias de gestação, com aplicações semanais de progesterona para estabilizar a prenhez. O nascimento da potra, batizada de Galícia Fool, ocorreu em 31 de dezembro de 2024. O nome homenageia sua avó paterna, Miss Fortunes Fool, uma campeã mundial de provas de tambor.

 

Leia Também:  Mais de 240 cidades brasileiras enfrentam clima mais seco que o do deserto do Saara

O futuro de Cigana
Após o desmame de Galícia, previsto para ocorrer em cerca de seis meses, ainda será decidido o destino de Cigana. Segundo Vinícius, há chances de que a mula permaneça sob seus cuidados, apesar de ter sido inicialmente cedida por meio de contrato de aluguel de ventre.
Via: GMC Online

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Todas as cidades do Paraná estão em alerta de tempestades severas, rajadas de vento fortes e queda de granizo

Publicados

em

Todas as cidades do Paraná estão em alerta de tempestades severas, rajadas de vento fortes e queda de granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de tempestades para este sábado, 19, para todas as cidades do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), fortes tempestades são previstas nas porções oeste e áreas centrais e do Norte, com risco de chuva forte em um curto espaço de tempo, alta incidência de descargas atmosféricas, rajadas de vento fortes e queda de granizo.

O primeiro alerta é de categoria laranja, que indica perigo, e entrou em vigor às 0h, permanecendo até às 9h deste domingo, 20. De acordo com o INMET, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O segundo alerta é de categoria amarela, que indica perigo potencial, e fica em vigência por mais tempo, até às 12h de domingo.
De acordo com o INMET, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Apesar do baixo risco, há possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Leia Também:  Ratinho Junior libera obras da 1ª fase de requalificação da orla de Pontal do Paraná
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA

1000x1000 - SETEMBRO AMARELO - GOIOERÊ