conecte-se conosco


PARANÁ

Olimpíada Brasileira de Matemática tem inscrições abertas até 17 de março

Publicados

em

Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
www.aen.pr.gov.br

Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. A Olimpíada reúne estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, divididos em diferentes categorias – Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) tem inscrições abertas até o dia 17 de março. As escolas interessadas devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Obmep e informar, entre outros dados, o número de estudantes participantes. As inscrições são gratuitas para escolas públicas.

Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. A Olimpíada reúne estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, divididos em diferentes categorias – Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Conforme o regulamento da 20ª Obmep, a prova da primeira fase, composta por 20 questões objetivas, será aplicada em 3 de junho, pelas próprias escolas. Os resultados da primeira etapa serão divulgados em 1º de agosto.

Leia Também:  Escolas estaduais e municipais já estão participando da nova força-tarefa de vacinação

Na segunda fase, os estudantes classificados responderão a seis questões discursivas. A prova será em 25 de outubro, às 14h30, em locais a serem definidos. Já a divulgação dos premiados está prevista para 22 de dezembro.

Neste ano, a Obmep vai distribuir 8.450 medalhas nacionais – 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze – além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), iniciativa que oferece bolsa de R$ 300,00 aos estudantes de escolas públicas.
SOBRE A OBMEP – Criada em 2005, a Obmep é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), ambos do Governo Federal. Considerada a maior olimpíada de matemática do Brasil, a competição reúne, anualmente, alunos de instituições públicas e privadas de todo o País.

Em 2024, foram 18,5 milhões de estudantes inscritos, oriundos de 99,9% dos municípios brasileiros. O Paraná obteve destaque com a participação de mais de 940 mil alunos. A nível nacional, o Estado somou 532 medalhas conquistadas – 44 de ouro, 127 de prata e 361 de bronze – bem como 3.195 menções honrosas.

Leia Também:  Programa paranaense Energia Solidária garante eletricidade gratuita a 342 mil famílias

Mais informações e o regulamento completo da 20ª edição da Obmep podem ser consultados no site da iniciativa.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARANÁ

Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta

Publicados

em

O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.

As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.

As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.

A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.

Leia Também:  Fevereiro Laranja: mês da conscientização sobre leucemia reforça importância do diagnóstico

A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.

As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.

ALÍVIO – A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.

Leia Também:  Governo Municipal realiza com grande sucesso mais um Vida Verão ,ponto de encontro neste domingo com esportes, cultura e diversão para toda a família

A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.

Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA

1000x1000 - REFIS 2026