PARANÁ
Paraná investe R$ 56 milhões para construção de APAEs em 25 municípios do Paraná
Após a inauguração das novas sedes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) em Nova Laranjeiras e Flor da Serra do Sul, o Governo do Estado mantém ritmo grande de obras em mais 24 municípios de todas as regiões do Estado, com investimento de R$ 56 milhões. As obras são coordenadas pela Secretaria das Cidades.
As duas unidades mais adiantadas ficam em Altamira do Paraná e Douradina, cujas estruturas já estão praticamente prontas e devem ser inauguradas em breve. Outras quatro obras em andamento já ultrapassaram 50% de execução: Nossa Senhora das Graças (87%), Prado Ferreira (84%), Piên (58%) e Boa Vista da Aparecida (67%), enquanto Guamiranga (34%), Santo Inácio (9%) e Ariranha do Ivaí (7%) têm obras em execução ainda em fases mais iniciais.
Outros municípios que já foram autorizados a iniciarem a licitação a partir do projeto entregue pelo Estado são Alto Paraíso, Kaloré, Cambira, Rio Branco do Ivaí e Capitão Leônidas Marques. Além deles, há projetos em análise e em elaboração para municípios de Tunas do Paraná, Roncador, Nova Londrina, Guaraniaçu, Catanduvas, São Tomé, Cantagalo, Arapongas e Rio Bonito do Iguaçu.

“O Paraná é o Estado que mais investe em educação especial por meio das nossas APAEs, com mais de R$ 500 milhões por ano direcionado às escolas especiais. E agora o Estado constrói, de forma inédita, novas unidades em parceria com as prefeituras e com a Assembleia Legislativa, entendendo que este é o modelo que deu e dá certo”, diz o secretário das Cidades, Guto Silva.
As novas sedes seguem um padrão de acessibilidade e estrutura moderna. Todos os espaços são adaptados para atender as necessidades dos estudantes, com salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, salas de professores e direção, além de ambientes destinados a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
DUAS UNIDADES NOVAS EM FUNCIONAMENTO – Em Nova Laranjeiras, o investimento estadual foi de R$ 1,5 milhão, além de mais R$ 389 mil em contrapartida da administração municipal. O dinheiro foi utilizado para prover um espaço planejado e adequado ao ensino especial, substituindo o antigo imóvel alugado. A unidade atende cerca de 70 alunos, dos quais 90% residem em áreas rurais, sendo quase metade deles indígenas da Aldeia Rio das Cobras. Além das aulas, os estudantes têm atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, assistência social e educação física no local.
Em Flor da Serra do Sul, o investimento foi de R$ 1,8 milhão na nova nova estrutura, localizada em um terreno de 5 mil metros quadrados adquirido pela própria entidade. Todos os espaços da unidade são adaptados para atender às necessidades dos estudantes, que têm entre 2 e mais de 70 anos de idade e diferentes graus de deficiência física, intelectual ou motora. Ela conta com seis salas de aula, cozinha, refeitório e salas destinadas para a secretaria, direção, sala de professores, biblioteca e para os atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

INVESTIMENTOS CONTÍNUOS – O Paraná mantém parceria com entidades filantrópicas que atendem aproximadamente 48 mil estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências com alta necessidade de suporte. O investimento nessa parceria soma R$ 540 milhões anuais, valor que garante a manutenção das instituições e a equiparação salarial dos profissionais que atuam nelas.
A partir deste ano uma outra iniciativa do Estado em prol das APAEs prevê investimento de R$ 3 milhões para a aquisição de kits escolares para todas as unidades do Estado. Pela primeira vez, as 350 instituições cadastradas no Paraná passarão a receber o material escolar em uma iniciativa que marca o Paraná como pioneiro no País na ação.
O modelo paranaense de inclusão prioriza o desenvolvimento real dos estudantes e o atendimento às necessidades de cada um deles. Para isso, o executivo estadual defende que a inclusão deve ocorrer com estrutura adequada, suporte técnico e profissionais preparados, garantindo condições efetivas de aprendizagem e acompanhamento especializado.
“Nossa missão é transformar o reconhecimento em política pública. Investir nas APAEs e coirmãs é garantir educação especializada, inclusão e futuro para quem mais precisa — e isso é prioridade no Paraná”, destacou o deputado estadual Pedro Paulo Bazana, que representa esse segmento.
HISTÓRIA – Criadas em 1954, as primeiras APAEs surgiram para prestar assistência às pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências, promovendo educação, saúde e inclusão social. Atualmente, o Paraná conta com 350 associações que atendem cerca de 45 mil alunos em todas as regiões do Estado.
Em todo o Brasil, as escolas que atendem esse público costumam ser instaladas em prédios adaptados ou mantidos com o esforço de famílias e entidades filantrópicas. No Paraná, o Governo do Estado vem mudando essa realidade, garantindo que as APAEs tenham espaços próprios, planejados e acessíveis, reafirmando o compromisso com uma educação que acolhe e respeita cada estudante.
Confira a relação das cidades:
– Nova laranjeiras-
– Flor da Serra do Sul
– Altamira Paraná
– Douradina
– Piên
– Guamiranga
– Nossa Senhora das Graças
– Prado Ferreira
– Boa Vista da Aparecida
– Ariranha do Ivaí
– Santo Inácio
– Cambira
– Rio Branco do Ivaí
– Capitão Leônidas Marques
– Kaloré
– Tunas do Paraná
– Alto Paraíso
– Roncador
– Nova Londrina
– Guaraniaçu
– Catanduvas
– São Tomé
– Cantagalo
– Rio Bonito Iguaçu
– Arapongas
PARANÁ
Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta
O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.
As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.
As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.

A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.
A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.
As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.
ALÍVIO – A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.
A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE1 ano atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
BOA ESPERANÇA3 anos atrásDe Cigarrinhos Pan a Pirulito Zorro: que fim levaram os doces da infância dos anos 1980?
-
Janiópolis3 anos atrásJuranda: Lucas, que teve milagre reconhecido pelo papa, se prepara para o vestibular de Medicina
-
GOIOERÊ2 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF



