PARANÁ|BRASIL
Prazo para estudantes confirmarem participação no Enem termina na sexta-feira
Foto: Lucas Fermin/SEED
Estudantes da rede estadual do Paraná que estão concluindo o Ensino Médio têm até esta sexta-feira (5) para confirmar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. Neste ano, os alunos de escolas públicas tiveram a inscrição feita automaticamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas precisam acessar a Página do Participante para validar as informações e concluir o processo.
A confirmação é obrigatória e deve ser feita dentro do prazo. No sistema, o estudante também deve informar o município onde pretende realizar as provas, escolher a língua estrangeira e solicitar atendimento especializado, caso necessário.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a medida facilita o acesso dos estudantes ao exame. “A inscrição automática foi um avanço importante porque simplifica o processo para os alunos da rede pública. Agora, é fundamental que todos façam a confirmação para garantir a participação em uma das principais portas de entrada para o ensino superior”, afirma.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) tem mobilizado escolas e equipes pedagógicas para orientar os estudantes sobre a necessidade da confirmação dentro do prazo.
“O cadastro já foi realizado, mas a confirmação continua sendo indispensável. Estamos trabalhando junto às escolas para que nenhum estudante perca essa oportunidade”, afirma o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfábio de Oliveira.
PREPARAÇÃO – Além de incentivar a participação no exame, a rede estadual oferece uma série de ferramentas gratuitas para auxiliar os estudantes na preparação para o Enem.
Entre os recursos está o Enem Paraná, plataforma voltada aos estudantes da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio, que oferece videoaulas, simulados, podcasts e questionários alinhados aos conteúdos cobrados no Enem e nos principais vestibulares do país, permitindo uma preparação personalizada de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
Os estudantes também têm acesso à plataforma Redação Paraná, que auxilia no desenvolvimento da escrita e da argumentação por meio de propostas de redação, correções detalhadas e devolutivas personalizadas em tempo real.
“O Enem exige interpretação, argumentação e domínio da escrita, competências que são trabalhadas continuamente em nossas plataformas e nas atividades desenvolvidas pelas escolas da rede estadual”, diz Roni Miranda.
Além disso, os alunos contam com simulados, trilhas de aprendizagem, materiais digitais e videoaulas que reforçam a revisão dos conteúdos e contribuem para uma preparação mais completa.
ENEM – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é utilizado como forma de ingresso no ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de servir como critério de seleção em instituições públicas e privadas. As provas do Enem 2026 serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro.
PARANÁ|BRASIL
Maio registrou chuvas acima e temperaturas abaixo da média no Paraná, aponta Simepar
Maio de 2026 registrou chuva dentro a acima da média na maioria das estações meteorológicas do Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná. Além disso, a temperatura média ficou dentro a abaixo da média histórica — reflexo da redução nas temperaturas máximas, impactadas por vários dias de céu encoberto e presença de massas de ar frio.
O mês começou quente. As temperaturas mais altas de maio de 2026 foram registradas na primeira semana em todas as estações do Simepar, sendo a mais alta em Capanema às 15h do dia 1°: 34,6°C. Já as temperaturas mais baixas do mês também foram as menores do ano até o momento, e registradas entre os dias 11 e 13 — datas em que também houve geada em cidades da metade sul do Estado, e chuva congelada em General Carneiro.
A temperatura mais baixa foi -2,4°C, às 7h do dia 11, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A sensação térmica ficou abaixo de -7°C em General Carneiro na mesma data, devido ao vento na região.

A temperatura média chegou a ficar mais de 1°C abaixo da média histórica em cidades como Altônia, Antonina, Capanema, Cianorte, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Guaíra, Laranjeiras do Sul, Loanda, Paranaguá, Guaraqueçaba, Santo Antônio da Platina, Ubiratã e Umuarama.
“A persistência de céu encoberto e a ocorrência de chuva nas regiões nas regiões Leste, Campos Gerais, Sudeste, Norte e Noroeste reduziu o aquecimento diurno ao longo dos dias e contribuiu para que as temperaturas máximas em geral ficassem inferiores aos registros históricos para maio. Nas regiões Oeste e Sudoeste, houve atuação mais persistente de massas de ar frio”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.
A distribuição de chuva foi irregular. Entre as 45 estações meteorológicas do Simepar com mais de cinco anos de operação, apenas nove registraram volumes abaixo da média histórica para maio: Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Ubiratã e Umuarama (confira os valores registrados e as médias históricas de todas as estações abaixo).
Em 18 estações, o volume médio de chuva foi atingido nos primeiros dez dias do mês: Altônia, Antonina, Cambará, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cerro Azul, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Jaguariaíva, Lapa, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa, e Telêmaco Borba.
Nos dias 17, 18 e 26 de maio, durante tempestades mais intensas, houve precipitações de granizo em várias cidades paranaenses. “A atuação de dois sistemas frontais estacionários favoreceu a ocorrência de precipitação mais frequente e persistente nas regiões Leste, Campos Gerais, Sudeste, Norte e Noroeste, resultando em volumes pluviométricos acima da média histórica”, afirma Júlia. “Já nas regiões Oeste e Sudoeste, a atuação mais persistente de massas de ar frio e seco limitou a ocorrência de precipitação, contribuindo para totais pluviométricos e também temperaturas máximas abaixo dos registros históricos”, acrescenta.
FENÔMENOS
Na última sexta-feira do mês (29) um fenômeno chamou a atenção no céu de Cascavel ao amanhecer. Nuvens com aspecto de “derretidas” tomaram conta do céu. Trata-se de Virga, uma chuva que começa a cair de uma nuvem mais alta (Altocumulus, Altostratus ou Cumulus), mas encontra uma camada de ar muito seco e evapora antes de conseguir tocar o chão, criando esse visual de cortina no céu.
No fim de semana, nuvens que pareciam rastros foram vistas de várias cidades na região de Guarapuava. Eram trilhas de condensação, ou seja, nuvens lineares artificiais formadas por gases quentes expelidos pelos motores das aeronaves que voam em grandes altitudes. O Simepar detectou em imagens de satélite as trilhas de condensação vistas pela população a céu aberto, devido ao excesso de umidade em altura de cruzeiro.
Volume de chuva registrado em maio de 2026 na estação meteorológica do Simepar em Campo Mourão:
210,2 mm / 107,1 mm
Temperaturas mais baixas e mais altas de maio em Campo Mourão
3,7°C em 11/05/2026 às 7h / 29,8°C em 06/05/2026 às 15h;
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE1 ano atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
PARANÁ|BRASIL3 anos atrásNova carteira de identidade (RG) passa a ser obrigatória no Paraná. Veja o que muda
-
BOA ESPERANÇA3 anos atrásDe Cigarrinhos Pan a Pirulito Zorro: que fim levaram os doces da infância dos anos 1980?
-
Janiópolis3 anos atrásJuranda: Lucas, que teve milagre reconhecido pelo papa, se prepara para o vestibular de Medicina



