PARANÁ
R$ 1 bilhão em pavimentação: Asfalto Novo, Vida Nova transforma as pequenas cidades
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Com quase 80 anos de idade, o aposentado Nhory Olegini tem sido testemunha ocular das transformações no Sudoeste paranaense. Nascido em Clevelândia, ele já viveu em outros municípios da região e percorria desde novo as cidades próximas quanto tudo ainda “era picada” – os caminhos abertos em meio à mata para a passagem das pessoas. Muito diferente da rua onde mora hoje, em Vitorino, que acabou de ganhar asfalto e calçadas novinhos pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova.
“Me criei em Francisco Beltrão, então passava por aqui desde piá por aqui para ir para Pato Branco. Era tudo picada, a gente saía de carroça de mula e já passava por Vitorino. Era só estradão”, diz ele. “Vim morar em Vitorino em 1969, a avenida era tudo barro e aqui era um carreirinho. Me mudei para Colombo e voltei para cá em 2013, tinha só calçamento. Esse asfalto aqui é coisa nova, nem acreditava que ia sair desse jeito. Ainda bem que a gente tem quem olhe por nós, porque aí as coisas saem bem feitas”.
Vitorino e outras cidades da região Sudoeste são exemplos de como o programa do Governo do Estado, em parceria com a Assembleia Legislativa, está transformando a infraestrutura dos pequenos municípios paranaenses. O programa tem como regra também investimentos em iluminação em LED e plantio de árvores nativas. A Secretaria de Estado das Cidades já liberou quase R$ 1 bilhão para projetos em 242 cidades, o que equivale a 60% dos municípios paranaenses.

O programa está sendo executado por fases, atendendo primeiro os municípios com até 7 mil habitantes e, depois, com até 12 mil habitantes. No mês passado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a expansão do Asfalto Novo, Vida Nova, com aporte extra de R$ 700 milhões para atender municípios que têm entre 12 mil e 25 mil habitantes, que integram a terceira fase do programa, e entre 25 mil e 50 mil habitantes, que fazem parte da quarta fase.
Com esta ampliação, nove em cada 10 cidades paranaenses terão toda a área urbana pavimentada, com o programa chegando a 363 municípios paranaenses. A iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento urbano de cidades de vários portes e de todas as regiões do Paraná.
Governo do Estado divulga novas imagens da obra da Ponte de Guaratuba
Programa Ilumina Paraná vai levar luz de LED para 100% dos municípios do Estado
VITORINO – Em Vitorino, cidade com 9,7 mil habitantes, o Asfalto Novo, Vida Nova é uma forma de impulsionar o desenvolvimento da cidade. O recurso, de pouco mais de R$ 4 milhões, foi utilizado para pavimentar as vias urbanas dos bairros Araucária, Industrial e Azulão.
Entre as vias selecionadas, também estão inclusas aquelas que vão abrigar 70 unidades habitacionais pelo programa Vida Nova, modalidade do Casa Fácil Paraná, também do Governo do Estado, que vai construir 6 mil moradias a famílias em situação de vulnerabilidade social do Paraná.
“O investimento do Asfalto Novo, Vida Nova foi aplicado em uma região industrial, em ruas que não tinham pavimento ainda, para melhorar a logística e a instalação de novas indústrias na cidade. E também inclui o local onde será feito o projeto habitacional do Vida Nova. Já preparamos uma área para a construção das moradias e já deixamos pronta a infraestrutura”, explica o prefeito de Vitorino, Marciano Vottri.
“É um programa inovador, que traz desenvolvimento e progresso para o nosso município, melhora a qualidade de vida da nossa população, a trafegabilidade e a segurança pública, porque o projeto é completo, com acessibilidade e iluminação pública. É um projeto fantástico, que vem beneficiar muito o nosso município”, ressalta o prefeito.
Mais do que tudo, o programa é uma forma de melhorar a qualidade de vida das famílias como a de seu Nhory, da esposa e da filha, Sandra Legini.
“Agora que fizeram o asfalto ficou maravilhoso. Nessa época de colheita, tinha muito pó, mas agora passam os caminhões e não tem mais pó nem barro, porque virava uma lama só quando chovia”, conta Sandra. “Minha mãe é cadeirante e não dava para sair com ela aqui para fora. Agora a gente empurra ela, vai e volta e é tranquilo. A calçada é acessível, igual as que tem em cidade grande”.

MAIS CIDADES – Outra cidade do Sudoeste que está ganhando cara nova com o programa é Salgado Filho. O investimento de R$ 5,1 milhões está levando asfalto novo para 22 ruas de diversos bairros, como Borba, São Francisco e Alto do Sol Nascente. Com a ação, 70% das ruas da cidade serão pavimentadas, mas o objetivo é chegar a 100% das vias.
“Fizemos um levantamento na cidade toda para encontrar as prioridades, quais ruas seriam mais urgente. A população participou ativamente dessa escolha através de uma audiência pública e o nosso plano diretor passou por uma adequação para receber o programa”, explica o prefeito Volmar Duarte. “Tivemos um suporte do Governo do Estado em todo esse processo, que está transformando a cidade. Se tivéssemos que contar apenas com recursos próprios, jamais teríamos condições de executar”.
O asfalto novo passa na frente da casa do auxiliar de serviços gerais Leonir Oliveira da Silva. “A rua era de chão batido e aí foi feito calçamento e, agora, o asfalto que fez muito diferença, acabou o pó. Algumas ruas que não tinham condições de passar, o cascalho soltava demais. Agora com asfalto ficou muito bom, está maravilhoso andar em Salgado Filho”, conta.
A menos de 15 quilômetros da cidade, a vizinha Flor da Serra do Sul também vê a transformação chegando com a pavimentação, que recebeu cerca de R$ 4,8 milhões para asfaltar todo o distrito de Tatetos e outras ruas da cidade. Perto de 90% das obras já foram finalizadas, e cerca de 85% da cidade está coberta com asfalto atualmente, mas o objetivo é pavimentar 100% das ruas.
“Graças a esse programa, fizemos o maior projeto de mobilidade já vista no distrito de Tatetos, onde conseguimos asfaltar 80% das ruas com calçadas, luz de LED, um projeto completo”, ressalta o prefeito Valmor Felipe Junior. “As famílias estão muito felizes com o projeto e áreas valorizaram muito. Só temos a agradecer, porque conseguimos asfaltar as ruas que precisavam, a cidade está diferente e mais bonita”.

INVESTIMENTOS – O Asfalto Novo, Vida Nova é a maior iniciativa de pavimentação urbana do Brasil, com centenas de entregas realizadas nos últimos anos. Na primeira etapa, que contemplou municípios com até 7 mil habitantes, foram investidos R$ 567,7 milhões do Tesouro do Estado, beneficiando 147 municípios com obras de pavimentação em vias urbanas.
Já na segunda fase, direcionada a cidades entre 7 mil e 12 mil habitantes, o investimento alcançou R$ 271,3 milhões, atendendo 65 municípios. A terceira fase do programa tem 89 municípios elegíveis, sendo que 23 deles já estão com todos os requisitos atendidos pelo programa, com projetos em andamento. Ao todo, já foram destinados R$ 102,2 milhões em recursos para estas cidades.
A quarta fase vai contemplar 37 cidades, expandindo significativamente a abrangência do programa. Com a ampliação, entre aportes realizados e previstos, o Asfalto Novo, Vida Nova vai alcançar cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos.
PARANÁ
Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta
O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.
As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.
As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.

A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.
A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.
As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.
ALÍVIO – A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.
A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE1 ano atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
BOA ESPERANÇA3 anos atrásDe Cigarrinhos Pan a Pirulito Zorro: que fim levaram os doces da infância dos anos 1980?
-
Janiópolis3 anos atrásJuranda: Lucas, que teve milagre reconhecido pelo papa, se prepara para o vestibular de Medicina
-
GOIOERÊ2 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF



