conecte-se conosco


PARANÁ

Estado anuncia mais R$ 70 milhões em recursos para pavimentação de 13 municípios

Publicados

em

O Governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (2) a liberação de R$ 70,6 milhões para obras de pavimentação em diversos municípios do Estado. Os recursos, repassados por meio da Secretaria das Cidades (Secid), correspondem a novas autorizações de licitações e homologações de contratos, permitindo que as prefeituras deem início imediato às obras. O investimento contempla tanto vias urbanas quanto estradas vicinais, dentro de programas estratégicos como Asfalto Novo, Vida Nova, Pavimentação sobre Pedras Irregulares e Recape Asfáltico.

Do montante total, R$ 36,4 milhões serão destinados ao programa Asfalto Novo, Vida Nova (ANVN), R$ 17,8 milhões para Pavimentação sobre Pedras Irregulares (PPI), R$ 10,1 milhões para Recape Asfáltico (REC) e R$ 6,2 milhões para Estradas Vicinais.

Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, os investimentos reforçam o compromisso em ampliar a infraestrutura urbana e rural, garantindo mais qualidade de vida à população. “Com esses R$ 70,6 milhões liberados, estamos levando mais dignidade e desenvolvimento para as cidades paranaenses, independentemente da região, pavimentando o caminho do progresso e melhorando a vida das pessoas”, disse.

Entre os municípios contemplados, São Jorge do Oeste receberá recursos para pavimentar ruas nos bairros Passarini e Orquídeas. “O asfalto trará valorização imobiliária e urbanização”, disse o prefeito Gelson Coelho.

Leia Também:  “Lua dos Cervos”: Maior superlua do ano acontece nesta quarta-feira

Em Matelândia, o objetivo é chegar a 100% das ruas asfaltadas, beneficiando mais de 150 vias. Já Sertanópolis foi contemplada com R$ 3,8 milhões para recapeamento, após mais de duas décadas de espera.

Outras cidades também foram beneficiadas, como Bom Jesus do Sul, Floresta, Fênix, Iguatu, Mariluz, Paiçandu, Pinhal de São Bento, Ribeirão Claro, Santa Lúcia, Rondon e várias outras, com obras que incluem serviços de terraplenagem, drenagem, base e sub-base, revestimento asfáltico, sinalização de trânsito e urbanização.

As obras do Asfalto Novo, Vida Nova fazem parte de um pacote de investimentos que já mobiliza R$ 5,8 bilhões, com centenas de quilômetros de ruas pavimentadas em todas as regiões do Paraná. Além do asfalto, os projetos incluem calçadas, iluminação em LED e galerias pluviais, reforçando a modernização da infraestrutura urbana e rural.

PRESENÇAS – Também participaram das assinaturas o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; os prefeitos de Ampére, Douglas Potrich; de Astorga, Suzie Pucillo; de Boa Vista da Aparecida, Eduardo Henrichs; de Campo Magro, Bozinha; de Cidade Gaúcha, Alexandre Lucena; de Ibema, Vivi Comiran; de Jaboti, Regis William; de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardinho; de Matelândia, Gabriel Cadini; de Sertanópolis, Ana Ruth Secco; de Sapopema, Paulinho Branco e de Verê, Paulo; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; os deputados estaduais Adão Litro, Luiz Claudio Romanelli, Soldado Adriano José, Matheus Vermelho, Evandro Araújo, Gugu Bueno, Ademar Traiano, Maria Victoria e Artagão Júnior.

Leia Também:  Campina da Lagoa: motorista foge de abordagem policial, cai com carro em rio e passageira fica ferida
COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARANÁ

Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta

Publicados

em

O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.

As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.

As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.

A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.

Leia Também:  Governo lança RG Animal e cria programa nacional para cães e gatos

A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.

As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.

ALÍVIO – A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.

Leia Também:  Campina da Lagoa: motorista foge de abordagem policial, cai com carro em rio e passageira fica ferida

A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA

1000x1000 - IPTU - GOIOERE