PARANÁ
Paraná investe em soluções inovadoras que promovem emprego, renda e qualidade de vida
A inovação é um pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer região, e no Paraná, o Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária desempenha um papel fundamental na promoção desse ecossistema, pois incentiva a transformação de descobertas científicas em aplicações práticas e inovações de mercado que impactam diretamente a competitividade e a qualidade de vida dos paranaenses.
“A partir das ações internas e externas realizadas ao longo dos últimos anos, a Araucária tem conseguido evitar descontinuidades e rupturas nas políticas e nos programas de inovação, além de promover a implementação de novas estratégias que têm auxiliado o desenvolvimento do Paraná, contribuindo para gerar riqueza, emprego, renda e bem-estar”, destacou o responsável pelo Setor de Inovação da Fundação Araucária, Luis Brandt.
Além das ações tradicionais voltadas à subvenção econômica, como o Tecnova e o Centelha, a Fundação Araucária vem organizando novos programas de fomento à inovação, com o objetivo de atender outros aspectos e fases das concepções das startups e de estruturação do ecossistema local para o desenvolvimento e promoção da inovação.

A instituição tem trabalhado na elaboração e construção de iniciativas como o Programa Prime, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Sebrae-PR, que já está em sua 5ª edição e se consolidando no ecossistema de inovação do Paraná. O programa busca transformar o resultado de pesquisas em novos produtos, serviços e negócios
Há, ainda o Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação (API) no Paraná, fruto da parceria com a Seti e as secretarias estaduais de Inovação de Inteligência Artificial (Seia) e da Fazenda (Sefa), Sebrae e Separtec+, além do Programa Fundo Verde – Apoio para Projetos Socioambientais e Climáticos, com parceria recém-realizada com o Banco Regional do Extremo Sul – BRDE e Seti.
DESTAQUE – A terceira edição do Programa Tecnova é o destaque das ações na área de inovação da Fundação Araucária no ano de 2025, pois foi a maior dentre todas, superando os números de procura e de submissões.
Foram 560 projetos, superando os números de todas as iniciativas de fomento à inovação nas empresas realizadas no Paraná. O número ultrapassa o total das duas primeiras edições – 203 no Tecnova I e 93 no Tecnova II.
“O Paraná teve um crescimento muito significativo nos rankings de inovação e muito se deve a uma ação integrada e organizada por vários atores. Muito priorizada pela gestão atual, é uma agenda do governo que entendeu que inovação é um grande promotor de criação de riqueza, de qualidade de vida, muito baseado nesse movimento das startups”, informou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
O Tecnova possui parceria da Finep e tem como objetivo promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país.
Dentre as empresas beneficiadas pelos recursos do Tecnova, está a Heide Extratos Vegetais, que participou da primeira edição da chamada pública. O produto desenvolvido foi o ILOX, um ingrediente natural para a fabricação de alimentos e cosméticos.
“A partir do Tecnova, nós posicionamos a Heide Vegetais como um hub de inovação de ingredientes da biodiversidade brasileira. Com o recurso do Programa foi produzido o ILOX, um ingrediente natural para a fabricação de alimentos e cosméticos. Esse produto em específico utiliza uma espécie da nossa biodiversidade, que é a erva-mate, e atualmente ele já é exportado e tem um grande reconhecimento no mercado”, ressaltou a cofundadora da empresa, Ana Carolina Winkler Heemann.
O valor total deste edital é de aproximadamente R$ 30 milhões. Como novidade nesta edição, foram aportados também recursos para aceleração (R$ 4,5 milhões) e internacionalização (R$ 1,6 milhão) das empresas a serem subvencionadas. Estas ações suplementares deverão colaborar ainda mais com o desenvolvimento dos projetos.
Atualmente, o programa já passou pela fase de habilitação e elegibilidade das propostas submetidas, sendo 397 delas consideradas elegíveis, e que estão em fase de avaliação de mérito e relevância, com a previsão de contratação das propostas aprovadas no 1º semestre de 2026.
Também no primeiro semestre do ano que vem será lançada a terceira edição do Programa Centelha, iniciativa que tem como principal objetivo estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos. O valor disponibilizado será de aproximadamente R$ 5 milhões.
PARANÁ
Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta
O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.
As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.
As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.

A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.
A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.
As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.
ALÍVIO – A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.
A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE1 ano atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
BOA ESPERANÇA3 anos atrásDe Cigarrinhos Pan a Pirulito Zorro: que fim levaram os doces da infância dos anos 1980?
-
Janiópolis3 anos atrásJuranda: Lucas, que teve milagre reconhecido pelo papa, se prepara para o vestibular de Medicina
-
GOIOERÊ2 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF



