PARANÁ
Ratinho Junior lança programas que levam energia mais potente e conectividade às propriedades rurais
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (26) dois programas estratégicos para fortalecer a infraestrutura do meio rural paranaense, com foco em energia elétrica mais estável e ampliação da conectividade no campo. As iniciativas Se Liga Aí Paraná e Paraná Conectado têm como objetivo modernizar as propriedades rurais, impulsionar a produção agropecuária, ampliar a inclusão digital e melhorar a qualidade de vida das famílias do interior do Estado.
As ações integram uma política mais ampla do Governo do Estado para reduzir desigualdades entre áreas urbanas e rurais e criar condições para que produtores, jovens e famílias tenham acesso à tecnologia, informação e serviços essenciais ao desenvolvimento econômico e social.
“Hoje é um dia muito importante para a agricultura do Paraná porque estamos falando de investimentos em várias áreas para atender o agricultor e fortalecer a vocação do nosso Estado, que é produzir alimentos. O Paraná é o maior produtor de alimentos por metro quadrado do Brasil e um dos que mais produzem no mundo, e essas ações ajudam a manter o Estado como um verdadeiro supermercado do mundo”, afirmou o governador.

O programa Se Liga Aí Paraná busca incentivar a migração das propriedades rurais para a rede elétrica trifásica, que oferece maior estabilidade e capacidade de fornecimento de energia. Atualmente, a maior parte das propriedades do Estado ainda utiliza redes monofásicas ou bifásicas, que atendem ao consumo básico, mas não garantem energia firme para atividades produtivas que dependem de funcionamento contínuo.
Ratinho Junior ressaltou que o programa vai ampliar a segurança energética no campo e permitir a expansão da produção. “O Paraná investiu nos últimos anos cerca de 25 mil quilômetros de rede trifásica, mas muitas propriedades ainda não estão conectadas. Com esse programa, vamos ajudar o produtor a fazer essa ligação, garantindo mais estabilidade no fornecimento de energia e dando condição para que ele amplie a produção, seja no aviário, na piscicultura ou em outras atividades que dependem de energia firme”, salientou.
O diretor-presidente da Copel, Daniel Slaviero, explicou que o desafio agora é ampliar a adesão dos produtores à rede trifásica. “Não adianta a rede passar na frente da propriedade se o produtor não se conectar. O investimento médio para essa ligação é de aproximadamente R$ 32 mil. Com o programa, a Copel paga metade desse valor e o restante é financiado pelo Governo do Estado, por meio do Banco do Agricultor, com juros zero. É o maior estímulo que podemos dar para promover esse salto de produtividade no campo”, analisou.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, destacou que o programa foi pensado para caber no bolso do produtor rural. “Em uma ligação que custa em torno de R$ 32 mil, a Copel paga metade. Os outros R$ 16 mil são financiados pelo Governo do Estado. Para o agricultor familiar enquadrado no Pronaf, isso significa cinco anos para pagar, sem juros. Na prática, dá cerca de R$ 200 por mês para sair da rede monofásica e entrar na trifásica”, destacou.
A rede trifásica utiliza três fios de energia, o que aumenta a estabilidade e reduz oscilações no fornecimento. Esse tipo de estrutura é fundamental para atividades como produção de leite, aves, suínos, peixes, agroindústrias e secagem de fumo, nas quais a falta de energia pode causar perdas significativas de produção e prejuízos ao produtor.
“O produtor que trabalha com proteína animal ou com agroindústria não pode correr o risco de ficar sem energia. Se faltar luz, ele perde o produto. A ideia do programa é dar segurança, estabilidade e qualidade de energia para evitar essas perdas e preservar a riqueza que é produzida no campo”, afirmou o coordenador de Energias Renováveis e Conectividade Rural da Seab, Herlon de Almeida.
O Se Liga Aí Paraná prevê a subvenção de parte dos juros do crédito rural para estimular a adesão dos produtores. “O Estado vai subvencionar cinco pontos percentuais da taxa de juros do crédito rural. Para o agricultor familiar, que normalmente acessa linhas com juros em torno de 5%, isso significa juros zero. Já o produtor médio, que hoje paga em média 10%, passa a pagar 5%. É uma forma de garantir energia firme, estável e de qualidade para quem precisa e evitar a perda de produto no campo”, explicou Herlon Almeida.
A meta é beneficiar 12,5 mil propriedades nos próximos cinco anos, ampliando de forma consistente a presença da rede trifásica no meio rural paranaense.
Para participar do programa, os produtores rurais podem inscrever projetos individuais ou coletivos. O primeiro passo é solicitar a avaliação técnica para verificar a possibilidade de ligação à rede trifásica. A partir disso, é possível solicitar orçamento da extensão da rede à Copel pelo site copel.com ou pelo telefone 0800 51 00116.
Como vai funcionar:
– Investimento direto de R$ 15 mil da Copel
– Investimento com juro subsidiado pelo Estado para complementar o projeto

PARANÁ CONECTADO – O segundo programa lançado nesta segunda-feira, o Paraná Conectado, foi estruturado para ampliar a conectividade rural por meio de duas frentes complementares. A primeira é a expansão do acesso à internet fixa, por fibra óptica ou rádio, especialmente em regiões onde o investimento privado é mais limitado devido às grandes distâncias e ao baixo número de usuários por quilômetro de rede.
Nesse modelo, o Governo do Estado vai abrir um processo de credenciamento de provedores de internet que atuam no meio rural. As empresas interessadas poderão acessar financiamento com subvenção de juros para investir na ampliação das redes, tornando viável a chegada do sinal a comunidades, assentamentos e propriedades hoje sem cobertura adequada. A proposta é estimular a atuação de provedores locais, garantindo preços mais acessíveis e maior capilaridade do serviço.
Ratinho Junior explicou que o Paraná Conectado vai ampliar o acesso à internet no meio rural e permitir que o produtor utilize melhor a tecnologia disponível nas propriedades. “Hoje, muitos equipamentos agrícolas modernos têm alta tecnologia, mas acabam sendo subutilizados por falta de conectividade. Com o Paraná Conectado, queremos garantir internet no campo para que o produtor possa usar todo o potencial do maquinário, acessar informação, aprender novas técnicas e emitir nota fiscal eletrônica”, destacou.
A segunda frente do programa é a ampliação do sinal de telefonia móvel 4G no campo, por meio da instalação de novas estações rádio base. Para isso, o Estado foi dividido em 22 regiões e vai realizar processos licitatórios por área. O projeto piloto começa no Vale do Ivaí, abrangendo 33 municípios.
Antes da licitação, será feito um mapeamento técnico das áreas com baixa ou nenhuma cobertura de celular, utilizando softwares e imagens de satélite para identificar a concentração de pessoas e propriedades rurais e definir os pontos ideais para a instalação das torres. As empresas vencedoras serão aquelas que apresentarem o menor custo para implantação das estações e o menor valor de pacote para o usuário rural.
Após a execução das obras e a verificação do sinal nas coordenadas definidas em projeto, o Estado fará o pagamento às empresas responsáveis. A partir da implantação, as operadoras estarão habilitadas a comercializar chips e prestar o serviço de telefonia móvel nas áreas atendidas.
Segundo Herlon de Almeida, o foco do programa é levar conectividade onde ela é mais necessária. “A gente não fala em cobrir todo o território, porque nem na área urbana isso acontece. O Paraná Conectado vai priorizar distritos e comunidades rurais com maior concentração de pessoas, usando critérios técnicos para garantir que o investimento chegue onde gera mais impacto social”, afirmou.
Almeida reforçou que o acesso à internet no campo vai além da comunicação. “A conectividade rural permite que o produtor e a família tenham acesso à informação, à educação e à capacitação. O aluno do campo passa a ter as mesmas condições de estudar e entregar atividades que um aluno da cidade, e o produtor consegue acessar tecnologia, emitir nota fiscal eletrônica e melhorar a gestão da propriedade”, explicou.
Como vai funcionar:
– Credenciamento de provedores de internet, que terão subvenção do Estado nos investimentos
– Instalação de novas estações de rádio base para cobertura 4G

OUTROS ANÚNCIOS – Além do lançamento dos programas, o governador Ratinho Junior entregou 250 veículos novos para o Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri), e empossou 250 novos servidores que atuarão nos órgãos ligados à agricultura do Estado (Seab, Adapar e IDR-PR). O governador também entregou à Campo Mourão o 200° selo Susaf, o que permite a padronização dos serviços de inspeção municipal e estadual, o que traz maior segurança alimentar e comercialização dos produtos da agricultura familiar e agroindústrias de pequeno porte.
PRESENÇAS – Também participaram do evento o vice-governador, Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários de Estado Guto Silva (Cidades), Norberto Ortigara (Fazenda), Do Carmo (Trabalho, Qualificação e Renda), Luizão Goulart (Administração e Previdência), Valdemar Bernardo Jorge (Justiça e Cidadania), Ulisses Maia (Planejamento) e Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Gustavo Cejas; o diretor-presidente da Adapar, Otamir Martins; o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley; o secretário-geral da Codesul, Orlando Pessuti; o deputado federal e líder da bancada federal, Toninho Wandscheer; o deputado federal Geraldo Mendes; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi; os deputados estaduais, Ademar Traiano, Anibelli Neto, Cloara Pinheiro, Adão Litro, Luis Corti, Luiz Claudio Romanelli, Wilmar Reichembach e Artagão Junior; o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da AMP, Marcel Micheletto; a vice-prefeita de Campo Mourão, Fátima Nunes; a vice-prefeita de Francisco Beltrão, professora Lurdinha; e demais autoridades.
PARANÁ
Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta
O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.
As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.
As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.

A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.
A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.
As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.
ALÍVIO – A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.
A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE1 ano atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
BOA ESPERANÇA3 anos atrásDe Cigarrinhos Pan a Pirulito Zorro: que fim levaram os doces da infância dos anos 1980?
-
Janiópolis3 anos atrásJuranda: Lucas, que teve milagre reconhecido pelo papa, se prepara para o vestibular de Medicina
-
GOIOERÊ2 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF



