GOIOERÊ
Embalo Nordestino reúne centenas de pessoas em Jaracatiá e fortalece tradição cultural em Goioerê
O distrito de Jaracatiá, em Goioerê, foi palco de mais uma edição do tradicional Embalo Nordestino, evento que reuniu centenas de pessoas em uma grande celebração marcada pela cultura, música, gastronomia e confraternização entre famílias da comunidade e visitantes.
A festa contou com a presença do prefeito Pedro Coelho, da primeira-dama, da secretária de Indústria e Comércio, do vice-prefeito Brito da Saúde, da vereadora Ivonete, além de integrantes do secretariado municipal e moradores de Jaracatiá e de toda a região de Goioerê.
Conhecida popularmente como a “Festa do Seu Luiz”, a celebração já se tornou uma das mais aguardadas da comunidade. Há mais de três anos, o evento reúne famílias em um ambiente de alegria e integração, oferecendo gratuitamente comidas e bebidas típicas nordestinas aos participantes. O sucesso crescente da festa demonstra a força da iniciativa e o carinho da população pela tradição.

Neste ano, o Embalo Nordestino ganhou ainda mais destaque com o apoio integral da Prefeitura Municipal de Goioerê e da Casa da Cultura de Goioerê, fortalecendo a estrutura do evento e contribuindo para seu crescimento contínuo.
A programação cultural também foi um dos pontos altos da festa. A abertura ficou por conta da Cia de Dança Conexão, da Casa da Cultura. Na sequência, o público acompanhou a apresentação do Grupo Vitalidade, coordenado pela professora Mara Carvalho. Encerrando as apresentações com grande emoção, alunas do balé da Casa da Cultura, moradoras de Jaracatiá, realizaram uma animada apresentação de dança junina, recebendo calorosos aplausos do público.
Mais do que uma festa, o Embalo Nordestino reafirma seu papel como importante manifestação cultural e social, valorizando as tradições populares, promovendo a integração comunitária e fortalecendo os laços entre os moradores de Jaracatiá e de todo o município de Goioerê. Com o crescimento registrado a cada edição, o evento já se consolida como uma das principais celebrações culturais da região.













GOIOERÊ
Governo Municipal entrega a Jaracatiá a mais moderna UBS de Goioerê
Governo Municipal entrega a Jaracatiá a mais moderna UBS de Goioerê
A população do distrito de Jaracatiá passou a contar com uma nova estrutura de saúde a partir desta segunda-feira (22). O prefeito Pedro Coelho e o vice-prefeito Brito da Saúde inauguraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aureliano Francisco Miguel da Paz, considerada a mais moderna do município de Goioerê.
A obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão, com recursos do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O município contribuiu com a cessão do terreno e mobilizou diversas secretarias para garantir a execução do projeto.
Farmácia própria e atendimento ampliado
Além de ampliar a capacidade de atendimento à população, a nova UBS conta com farmácia própria. Com isso, os moradores do distrito não precisarão mais se deslocar até a área urbana de Goioerê para retirar medicamentos.
Durante a cerimônia de inauguração, a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tonelli Lopes, destacou a importância da nova estrutura para a comunidade.
“É uma honra para Jaracatiá receber esta nova unidade. A farmácia própria representa um grande avanço e evita deslocamentos desnecessários dos moradores”, afirmou.
O vice-prefeito Brito da Saúde também ressaltou os benefícios da obra para a população e para os profissionais que atuarão no local.
“Tenho certeza de que esta é uma das melhores unidades de saúde da região. A comunidade merece esse investimento e, com essa estrutura, a qualidade do atendimento será ainda melhor”, declarou.
Projeto foi recuperado pela atual gestão
Durante seu pronunciamento, o prefeito Pedro Coelho revelou que a atual administração encontrou o projeto parado no sistema quando assumiu o governo municipal, em janeiro de 2025.
Segundo ele, a obra corria o risco de não ser executada e os recursos federais poderiam ser perdidos. A equipe da prefeitura teve apenas 90 dias para concluir todo o processo licitatório e garantir que o investimento fosse mantido.
Economia e transparência
O valor inicialmente previsto para a construção da UBS era de R$ 2 milhões. No entanto, após a realização da licitação, a obra foi executada por R$ 1,4 milhão.
A economia gerada será devolvida ao Governo Federal para ser destinada a novos investimentos públicos. O prefeito destacou que o processo demonstra o compromisso da administração com a transparência e a boa aplicação dos recursos.

-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE1 ano atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
BOA ESPERANÇA3 anos atrásDe Cigarrinhos Pan a Pirulito Zorro: que fim levaram os doces da infância dos anos 1980?
-
Janiópolis3 anos atrásJuranda: Lucas, que teve milagre reconhecido pelo papa, se prepara para o vestibular de Medicina
-
GOIOERÊ2 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF



