conecte-se conosco


PARANÁ|BRASIL

Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil

Publicados

em

Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil

O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.

No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.

“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.

ENSINO FUNDAMENTAL – O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas.

Leia Também:  Morador de Pato Branco ganha R$ 1 milhão no Nota Paraná; confira outros valores sorteados

Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.

Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.

PERMANÊNCIA ESCOLAR – A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.

Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.

INCENTIVOS DO ESTADO – O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.

Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.

Leia Também:  Menina de 4 anos morre na UTI um dia após ser picada por escorpião

Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.

Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado.  O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.

AMBIENTE ESCOLAR – Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.

As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.

“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARANÁ|BRASIL

Intensa massa de ar polar derruba as temperaturas no Paraná nesta semana

Publicados

em

Intensa massa de ar polar derruba as temperaturas no Paraná nesta semana

Na manhã desta segunda-feira (22), a primeira frente fria do inverno avançou pelo Sul do Brasil e começou a atravessar o Paraná, com chuva, trovoadas e rajadas de vento acima de 50 km/h principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado. A chuva atinge todas as regiões paranaenses nas próximas horas e, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), depois dela uma massa de ar polar chega ao Estado, causando forte declínio nas temperaturas ao longo da semana.

Entre as estações meteorológicas do Simepar, a de Laranjeiras do Sul registrou às 9h desta segunda-feira uma rajada de vento de 55,1 km/h. Nova Prata do Iguaçu, às 8h30, teve uma rajada da mesma velocidade, e também às 8h30 São Miguel do Iguaçu registrou rajada de 55,8 km/h.

“Com a evolução rápida da frente fria, o tempo muda também no Norte e no Leste do Estado, entre a tarde e noite. Portanto, no Norte Novo, Norte, Norte Pioneiro, região dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, teremos chuva ainda nesta segunda-feira”, ressalta Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil, aponta nesta segunda risco alto no Oeste e Sudoeste, e moderado nas outras regiões do Paraná, para chuva forte em curto espaço de tempo, intensas rajadas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo localizado, que podem provocar queda de galhos, queda de árvores, alagamentos, destelhamentos e danos em plantações.

Leia Também:  MP busca recuperação de homens agressores

FRIO – Amanheceram com registro de temperaturas abaixo de 10°C nesta segunda as estações meteorológicas do Simepar que ficam em Cambará (9,4°C), Campo Mourão (9,4°C), Cândido de Abreu (8,7°C), Cerro Azul (9,4°C), Curitiba (6,8°C), Fazenda Rio Grande (6,4°C), Francisco Beltrão (8,9°C), General Carneiro (6,8°C), Guarapuava (9,5°C), Distrito de Entre Rios em Guarapuava (9,1°C), Guaraqueçaba (8,7°C), Irati (7,1°C), Jaguariaíva (4,5°C), Lapa (6,6°C), Londrina (9,4°C), Palmas (8,8°C), Pinhais (6°C), Ponta Grossa (5,5°C), Santo Antônio da Platina (9,5°C), Telêmaco Borba (6,4°C) e União da Vitória (8°C).

De acordo com o meteorologista, após a passagem da frente fria uma intensa massa de ar polar manterá uma ampla área de resfriamento nos próximos dias, atingindo os três estados do Sul do Brasil, bem como o Sudeste e Centro-Oeste do país. O resfriamento já começa na noite desta segunda-feira: algumas cidades, principalmente no Oeste e Sudoeste, onde a chuva começou primeiro, terão temperaturas mínimas invertidas, ou seja, as menores temperaturas do dia serão registradas à noite, e não no amanhecer.

Leia Também:  Quarto Centenário: Vereadores protocolam pedidos de reforma do CMEI e quadra coberta

“Na terça-feira o dia já amanhece gelado nas regiões paranaenses, mas ainda com dificuldade para ocorrência de geada, tanto pelo excesso de umidade como devido à ocorrência de vento. Mas a sensação térmica estará bem inferior aos valores nos termômetros,  justamente por conta do vento”, explica Lizandro.

O frio ganha mais intensidade na quarta-feira (24), com possibilidade de recordes anuais de temperatura mínima, e temperaturas negativas na região Sul do Estado, assim como nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A geada começa a aparecer de forma mais ampla no Paraná, até mesmo em parte do Norte do Estado.

Gradativamente o frio vai perdendo força ao longo dos dias. “Na quinta-feira ainda amanhece gelado em muitas áreas do Paraná, mas já com menos intensidade do que na quarta. Da mesma forma, sexta-feira terá menos frio do que na quinta. A massa de ar polar aos poucos vai perdendo intensidade e deslocando seu centro mais intenso em direção ao Oceano Atlântico”, detalha Lizandro.

O Simepar já monitora o retorno das chuvas no próximo fim de semana, e a previsão do tempo para este período será atualizada nos próximos boletins.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GOIOERÊ

Rancho Alegre D`Oeste

Juranda

Quarto Centenário

Boa Esperança

Farol

MAIS LIDAS DA SEMANA

1000x1000 - IPTU - GOIOERE