PARANÁ|BRASIL
Cobras exóticas são encontradas vivas dentro de encomenda enviada pelos Correios
Cobras exóticas são encontradas vivas dentro de encomenda enviada pelos Correios
Serpentes da espécie Corn Snake estavam escondidas em embalagens plásticas
Três cobras exóticas foram apreendidas após serem encontradas dentro de uma encomenda postal em uma unidade dos Correios de Cambé, no Norte do Paraná. Os animais estavam vivos e foram descobertos durante uma inspeção de rotina realizada por meio de aparelho de raio-X.
Três cobras da espécie Corn Snake foram encontradas vivas dentro de uma encomenda postal em Cambé
A ocorrência foi registrada na última sexta-feira (19). Segundo informações da Polícia Ambiental, as cobras pertencem à espécie Corn Snake, originária da América do Norte. Os répteis estavam acondicionados em recipientes plásticos dentro da encomenda. As informações são do portal TN Online.


O pacote havia sido postado em Umuarama, no Noroeste do Paraná, e tinha como destino final um endereço em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Animais foram resgatados e encaminhados para avaliação
Após a identificação da carga suspeita pelos funcionários dos Correios, equipes da Polícia Ambiental foram acionadas para realizar o resgate dos animais.
As três serpentes foram recolhidas em segurança e encaminhadas para avaliação veterinária em uma unidade especializada da região.
De acordo com os órgãos ambientais, a criação e comercialização da espécie Corn Snake não são permitidas no Brasil, o que caracteriza infração ambiental.
Caso das cobras encontradas em encomenda será investigado pela Polícia Federal
Diante da suspeita de transporte irregular de animais exóticos por meio do serviço postal, a ocorrência foi registrada e encaminhada para investigação da Polícia Federal.
Os responsáveis pelo envio e pelo recebimento da encomenda poderão ser identificados durante as apurações.
Correios afirmam atuar no combate ao envio de itens proibidos
Em nota, os Correios informaram que mantêm parceria com órgãos de fiscalização e segurança para combater o transporte de materiais e produtos proibidos.
A estatal destacou que utiliza equipamentos de raio-x em seus centros de tratamento e que, sempre que conteúdos suspeitos são identificados, as autoridades competentes são acionadas para adoção das medidas cabíveis.
Segundo a empresa, investimentos contínuos são realizados para reforçar a segurança das operações e impedir o uso irregular da rede postal.
. Foto: Reprodução/ TN Online.
PARANÁ|BRASIL
Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional
Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional

Muitas pessoas emitiram documento, mas não baixaram no GOV.BR
A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser acessada no aplicativo GOV.BR no celular e usada como documento de identificação. Para lembrar a população sobre esse recurso, o governo federal enviou notificações no WhatsApp e na Caixa Postal GOV.BR.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “muitas pessoas” emitiram a nova carteira, mas não acessaram a versão disponível na plataforma eletrônica de acesso a serviços públicos federais e também de estados e municípios.
Até 12 de junho, 55,8 milhões de pessoas emitiram a CIN, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo GOV.BR para baixar a CIN em formato digital, que fica na seção “carteira de documentos”.
O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, explicou que o governo incentiva o uso desse recurso pela população.
“Ter esse documento em seu celular facilita em viagens, entrada de shows ou eventos e em qualquer outra situação em que seja necessário se identificar”, disse. “Estamos enviando essas notificações para que as pessoas passem a usar o aplicativo GOV.BR e tenham acesso a esse benefício que facilita a vida na palma da sua mão”, afirmou.
O novo documento, válido em todo o país, adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, em substituição ao antigo Registro Geral (RG).
A versão digital da CIN pode incluir outros documentos e registros como:
• o Título de Eleitor,
• a Carteira Nacional de Habilitação (CNH),
• a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS),
• a identidade funcional, o certificado militar,
• o Número de Identificação Social (NIS),
• o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e
• os números dos programas PIS e Pasep.
Para fazer essa inclusão, esses documentos deverão ser apresentados no momento da solicitação da carteira. Esta página do MGI informa onde solicitar no seu estado a CIN.
Cuidado com golpes

O MGI alerta que os usuários devem desconfiar “de qualquer mensagem recebida fora da plataforma GOV.BR que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados”.
Conforme o ministério, não são solicitados “dados pessoais, como CPF e endereço, nem são realizadas cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp”.
Em caso de dúvidas, o MGI recomenda que os usuários acessem gov.br/conta ou gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial em uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.
AGÊNCIA BRASIL
© MGI/Divulgação
-
Geral2 anos atrásPRF aponta alta de mortes e lesões nas rodovias federais paranaenses em 2024
-
GOIOERÊ1 ano atrás -
GOIOERÊ1 ano atrásO Presidente da ACIG, Alexandre Cândido convida a todos de Goioerê e Região para o “Goioerê Liquida”, que começa nesta quinta-feira, 13/03/2025. [Vídeo].
-
GOIOERÊ1 ano atrásGoioerê bem representado: Fernando Moura recebeu a Menção Honrosa Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná
-
RANCHO ALEGRE D'OESTE1 ano atrásRancho Alegre D’oeste: onças, jaguatiricas e raposas – reflorestamento realizado a mais de 20 anos traz de volta animais que corriam risco de extinção
-
BOA ESPERANÇA3 anos atrásDe Cigarrinhos Pan a Pirulito Zorro: que fim levaram os doces da infância dos anos 1980?
-
Janiópolis3 anos atrásJuranda: Lucas, que teve milagre reconhecido pelo papa, se prepara para o vestibular de Medicina
-
GOIOERÊ2 anos atrásORTIGARA ENTREGA OFICIALMENTE À GOIOERÊ A CERTIFICAÇÃO DO SELO SUSAF



